Grupo de trabalho e estudo de caso como espaço de formações: Professor, são dois números depois da vírgula?!
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2020004Keywords:
Formação de Professores, Números decimais, Modelo dos Campos Semânticos, Tarefas escolares, ContextualizaçãoAbstract
Este texto tem como objetivo realizar uma discussão a respeito do potencial dos grupos de trabalho (GT) associado ao estudo de caso como alternativa para que, professores que ensinam matemática na educação básica, à medida que discutem, construam estratégias didático-pedagógicas personalizadas aos seus alunos e constituam ambiente de formação mútua. Tomando como referências teórico-metodológicas o Modelo dos Campos Semânticos (Lins, 2012), por meio de uma abordagem de pesquisa qualitativa, registramos por meio de anotações em caderno de campo dados referentes a dois encontros, nos quais professores que ensinam matemática analisaram um caso e elaboraram propostas de tarefas, a partir de situações do cotidiano de seus alunos, para abordar arredondamento e a quantidade de dígitos após vírgula em números decimais. Como resultado apresentamos as sugestões de tarefas elaboradas e tecemos algumas considerações que indicam potencial do estudo de caso em grupo de trabalho como espaço de formação e desenvolvimento profissional docente.
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