Análise das Pesquisas Brasileiras Stricto Sensu no período de 2000 a 2019 sobre História da Matemática e Formação de Professores Reflexivos

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021003

Palavras-chave:

Formação de professores, História da Matemática, Professor reflexivo

Resumo

Relacionar história da matemática na formação de professores não é uma postura nova, e esta vem se tornando uma alternativa possível e viável. Dessa forma, questionamos, quais contribuições da História da Matemática para formação de professores de Matemática reflexivos encontradas nas teses e dissertações defendidas no Brasil no período de 2000 a 2019? Assim, objetivamos investigar as implicações do uso da História da Matemática para a formação de professores de Matemática e identificar as posturas reflexivas que estes assumiram em teses e dissertações defendidas no Brasil no período de 2000 a 2019. Para tanto, adotamos uma pesquisa bibliográfica no Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática – CREPHIMat, no qual, foram selecionados 6 (seis) trabalhos, sendo 2 (duas) teses e 4 (quatro) dissertações. Após a análise foi possível verificar que a história da matemática na formação dos professores de Matemática, pode contribuir efetivamente para o processo de reflexão docente de sua prática, levando estes professores a se tornarem questionadores, investigadores, problematizadores e críticos de suas próprias ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José dos Santos Guimarães Filho, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2013). Participou do Programa de Pós-Graduação lato sensu em Educação Matemática da Universidade do Estado do Pará - UEPA (incompleto). Possui Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu do Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI da Universidade Federal do Pará - UFPA. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Ensino da Matemática - GEHEM do Instituto de Educação Matemática. Trabalhou como Professor Substituto da Universidade Federal do Pará - Campos Universitário do Tocantins/Cametá de 2018 à 2020. Atualmente é Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu do Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI da Universidade Federal do Pará - UFPA.

João Nazareno Pantoja Corrêa, Universidade Federal do Pará

Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestre em Ensino de Matemática pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professor de Matemática no Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA), Barcarena, Pará, Brasil.

João Cláudio Brandemberg, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor titular da Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil. 

Referências

ALARCÃO, I. Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva. 5ª ed., São Paulo, Cortez, 2007

ALBUQUERQUE, S. M. Um estudo sobre a articulação entre a multiplicação contida no Traité de Gerbert (1843) e o ensino na formação de Professores de Matemática. 2019. 145f. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, IFCE, Fortaleza, 2019.

BRANDEMBERG, J. C. Uma História da Integral: de Arquimedes a Lebesgue. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2017.

D’AMBRÓSIO, B. S.- Formação de professores de matemática para o Século XXI: O grande desafio. Pró-Posições, Campinas, n. 1 (10) p. 35-40, mar. 1993.

D’AMBRÓSIO, U. História da Matemática e Educação. Cadernos CEDES 40. Campinas, SP: Papirus, 1996.

FAUVEL, J. A utilização da História em Educação Matemática. Tradução: Paulo Oliveira. In: VIEIRA, A; VELOSO, E. LAGARTO, M. J. Relevância da História no Ensino da Matemática. GTHEM/APM. Grafis, 1997.

FOSSA, J. A. A História da Matemática Como Fonte de Atividades Matemáticas. In: Anais do I Seminário Nacional História da Matemática, Recife: UFRPE, 1995.

FOSSA, J. A. Ensaios sobre a Educação Matemática. Belém: EDUEPA, 2001.

GASPAR, M. T. J. Aspectos do Desenvolvimento do Pensamento Geométrico em algumas civilizações e povos e a Formação de Professores. 2003. 318f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, UNESP, Rio Claro, 2003.

LIBÂNEO, J. C. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro?, p. 53-79 in PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

MENDES, I. A. Ensino da matemática por atividades: uma aliança entre o construtivismo e a história da matemática. 2001. 207f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal (RN), 2001.

MENDES, I. A. A investigação histórica na formação de professores de Matemática. X Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática, Cultura e Diversidade. Salvador (BA), 2010.

MENDES, M. J. F.; GONÇALVES, T. O. Reflexões sobre o Ensino da Matemática. In: VII Reunião de Didática da Matemática do Cone Sul, 2006. Atas da VII Reunião de Didática da Matemática do Cone Sul. Águas de Lindóia: Não informado, 2006. v. 1. p. 1-10.

MIGUEL, A. Três Estudos Sobre História e Educação Matemática. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, 1993.

MIGUEL, A.; BRITO, A. J. A história da Matemática na formação do professor de Matemática. In: FERREIRA, Eduardo Sebastiani (Org.) Cadernos CEDES 40. Campinas: Papirus, 1996.

MONTEIRO, W. Alguns elementos que reforçam a importância da história da matemática na formação de professores. 2012. 116f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, PUC-SP, São Paulo, 2012.

OLIVEIRA, R. L. Ensino de Matemática, História da Matemática e Artefatos: Possibilidade de interligar saberes em cursos de formação de professores da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. 2009. 218f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Educação, UFRN, Natal, 2009.

PASCHOALIN, A. C. B. Memória, História e Formação de Professores: O Caso da Disciplina Fundamentos da Metodologia do Ensino de Matemática II. 2005. 284f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Educação, UNICAMP, Campinas, 2005.

PEDROSO, A. P. Os algoritmos no contexto da História: Uma experiência na formação de professores pedagogos. 2008. 174f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica, UFSC, Florianópolis, 2008.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. 2ª ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p.77-92.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

SOUZA, E. S. A prática social do cálculo escrito na formação de professores: a história como possibilidade de pensar questões do presente. 2004. 284f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Educação, UNICAMP, Campinas, 2004.

ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: ideias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

Downloads

Publicado

2021-07-01

Métricas


Visualizações do artigo: 46     PDF downloads: 44

Como Citar

GUIMARÃES FILHO, José dos Santos; CORRÊA, João Nazareno Pantoja; BRANDEMBERG, João Cláudio. Análise das Pesquisas Brasileiras Stricto Sensu no período de 2000 a 2019 sobre História da Matemática e Formação de Professores Reflexivos. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 4, p. e2021003, 2021. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021003. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/89. Acesso em: 9 maio. 2024.