Formação inicial de professores para ensinar matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Mateus de Souza Coelho Filho mcoelho436@gmail.com
  • Adelmo Carvalho da Silva SILVA adelmoufmt@gmail.com
    SBEM

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.60-74

Palavras-chave:

Formação; Pedagogo; Ensinar; Matemática; Anos iniciais.

Resumo

Resumo: O texto apresentado constitui-se parte da pesquisa de doutoramento do autor. Objetiva analisar como a formação inicial de professores para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental contribui para sua prática pedagógica e o processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma abordagem qualitativa. Realizou-se um estudo bibliográfico, o qual foi construído com base nos escritos de D’ambrosio (1996), Curi (2004), Nacarato, Mengali, Passos (2011) além de outros autores que sustentaram teoricamente este estudo. A formação do professor, seja inicial ou contínua, pode contribuir de forma significativa para o professor desenvolver bem sua prática pedagógica, proporcionando aos alunos compreensões e aprendizagens para dialogarem e interagirem com a realidade no sentido de mudá-la de maneira expressiva, isto porque na formação inicial os professores adquirem conhecimentos teóricos e práticos, experiências e saberes importantes que os ajudaram no seu que fazer e como fazer pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mateus de Souza Coelho Filho

Professor da Universidade do Estado do Amazonas. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática-REAMEC.

Downloads

Publicado

2018-12-07

Métricas


Visualizações do artigo: 153     PDF downloads: 382

Como Citar

Filho, M. de S. C., & SILVA, A. C. da S. (2018). Formação inicial de professores para ensinar matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. CoInspiração - Revista Dos Professores Que Ensinam Matemática, 1(2), 60–74. https://doi.org/10.61074/2596-0172.2018.v1.60-74