NOÇÕES MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VAMOS BRINCAR DE "FEIRINHA”?

  • CAMILE DE ARAUJO AGUIAR UFMT
  • Rute Cristina Domingos da Palma
Palavras-chave: Educação Infantil. Matemática. Espaço. Cenário.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como os espaços organizados intencionalmente podem potencializar as aprendizagens de noções matemáticas na Educação Infantil em uma escola municipal de Cuiabá. A metodologia utilizada foi uma abordagem qualitativa e os procedimentos e instrumentos de produção de dados: a observação, os documentos escolares, caderno de campo, registros de vídeo e fotográficos no desenvolvimento da pesquisa. Neste texto apresentamos a análise das manifestações das crianças intitulada cenário “Feirinha”. Os resultados indicam que as manifestações surgidas durante a intervenção oportunizou as crianças se apropriarem de outros significados de forma lúdica a partir do que já conheciam. Assim, atividades pedagógicas diferenciadas valorizando a brincadeira proporciona que a criança viva, compreenda e aprenda deixando sua marca no mundo, levando a reflexão sobre a nossa prática pedagógica.

Publicado
2018-10-17