A Feira de Tangará da Serra MT: Um olhar para espaços de aprendizagens não escolarizados

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024006

Palavras-chave:

Etnomatemática, Espaços Socioeducativos, Etnografia, Feira Livre

Resumo

Este artigo busca refletir sobre as matemáticas que precedem as vivências escolares dos nossos alunos, em seus contextos cotidianos, ao discutir aspectos da pesquisa desenvolvida ao derredor do tema “A Feira Central de Tangará da Serra – MT: um estudo sobre o universo etnográfico produzido e habitado por diferentes personagens”, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (PPGCEM), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) de Barra do Bugres – MT. Trazemos, algumas percepções acerca das matemáticas vivenciadas pelas crianças e jovens que habitam o espaço socioeducativo da feira, ajudando seus familiares, como um caminho para dar visibilidade aos diversos espaços habitados por crianças e adolescentes, alunos de nossas escolas, e trazer essas reflexões para nossas aulas. A experiência vivenciada aconteceu no período de julho 2020 a dezembro de 2021. A abordagem etnográfica possibilitou contemplar o contexto cultural do feirante e evidenciar a importância de os conhecimentos produzidos e praticados ali dialogarem com as matemáticas escolares e que essas ações deveriam fazer parte do trabalho cotidiano de todo educador.

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Biografia do Autor

Carla Patrícia Araújo Chaves, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso

Mestra pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM – Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT/ Barra dos Bugres, MT, Brasil. Docente na Secretaria de Estado de Educação – SEDUC e na Rede Municipal de Tangará da Serra – MT. Docente na Faculdade de Tangará da Serra - FAEST. Membra do WARÃ - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Etnomatemática.

João Severino Filho, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor pelo Instituto de Geociência e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”. Professor Adjunto na Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Barra do Bugres, no Curso de Licenciatura em Matemática e nos Programas de Pós-Graduação PPGECM e PPGECII, da UNEMAT. Membro dos Grupos de Pesquisa do CNPQ: EmF - Educação em Fronteiras, líder do Grupo WARÃ - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Etnomatemática. Barra do Bugres, Brasil. Coordenador regional no Centro Oeste da Rede Internacional de Etnomatemática (RedINET - Brasil), para o período 2022-2024.

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Publicado

2024-06-12

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Como Citar

CHAVES, Carla Patrícia Araújo; SEVERINO FILHO, João. A Feira de Tangará da Serra MT: Um olhar para espaços de aprendizagens não escolarizados. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, v. 7, p. e2024006, 2024. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024006. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/151. Acesso em: 21 nov. 2024.