Uma proposta teórica para o ensino de razão e proporção na educação básica

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022005

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Razão, Proporção

Resumo

Este artigo objetiva descrever uma proposta teórica para o ensino de razão e proporção no 6º ano do ensino fundamental. Ela surge a partir de trabalhos desenvolvidos no Grupo de Estudos em Aritmética e Álgebra da Universidade do Estado do Pará, e suas etapas seguem um caminho de aprendizagem que começa revisitando a multiplicação como adição repetida; explorando padrões na tabela de multiplicação; e avançando para o conceito de taxa como uma única coluna “fora da tabela de multiplicação”. Também se discute a razão como duas colunas de taxa vinculadas, ou uma tabela de razão, bem como o olhar para duas linhas de uma tabela de razão, ou um quadrado de proporção. Como introdução ao assunto, a proposta se concentrou em situações em que o ponto de interrogação em a:b = c? é um número inteiro, visando promover o raciocínio multiplicativo em um ambiente numérico apropriado ao desenvolvimento dos estudantes.

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Biografia do Autor

Rubens Vilhena Fonseca, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Educação Matemática (PUC-SP). Docente do Curso de Licenciatura em Matemática (UEPA), Belém, Pará, Brasil.

Fabio Brito de Castro, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Graduando do Curso de Licenciatura em Matemática da UEPA, Belém, Pará, Brasil.

Marcos Vinicius Trindade Vieira, Universida do Estado do Pará

Licenciando em Matemática na U`EPA, bolsista no projeto Residência Pedagógica, membro do grupo de pesquisa GEAA/UEPA.

Charles Bolzanell Bosi, Universida do Estado do Pará

Licenciando em Matemática na U`EPA, bolsista PIBIC, membro do grupo de pesquisa GEAA/UEPA.

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Publicado

2022-10-02

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Como Citar

FONSECA, Rubens Vilhena; CASTRO, Fabio Brito de; VIEIRA, Marcos Vinicius Trindade; BOSI, Charles Bolzanell. Uma proposta teórica para o ensino de razão e proporção na educação básica. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 5, p. e2022005, 2022. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2022005. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/102. Acesso em: 12 maio. 2024.