Proposta de Investigação Matemática Com GeoGebra e uma Propriedade dos Quadriláteros
DOI:
10.61074/2596-0172.2018.v1.251-260Palavras-chave:
Investigação Matemática, GeoGebra, Ângulos, Polígonos, GeometriaResumo
Com o advento das novas tecnologias, as metodologias tradicionais utilizadas em sala de aula acabaram ficando obsoletas, evidenciando a necessidade de os professores reverem seus métodos de ensino. Neste artigo, é apresentada uma proposta para análise de um problema de geometria, disponível no banco de questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2016. A metodologia usada foi a Investigação Matemática com o GeoGebra, um software livre e de matemática dinâmica, que permite ao usuário trabalhar com elementos geométricos e algébricos. Desenvolvida em quatro etapas, a investigação se baseia em visualizar através de experimentação com o software diversos casos do mesmo problema, alterando valores e elementos, buscando conjecturar e deduzir propriedades. Formalizar as conjecturas levantadas através de cálculos matemáticos e, por último, generalizar, onde o aluno consegue encontrar um padrão universal aplicável a todas as situações delimitadas pelo problema estudado. O uso do software como metodologia de ensino tem grande potencial, pois facilita a visualização e entendimento de problemas, colaborando para o melhor desenvolvimento educacional do aluno.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 180 PDF (Português (Brasil)) downloads: 284