Proposta de roteiro para Relatórios de Estágio de Observação potencial para a manifestação de Conhecimentos Especializados do Professor de Matemática

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2025002

Palavras-chave:

Relatório de Estágio de Observação, MTSK, Escrita Reflexiva

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar uma proposta de roteiro, que oriente a elaboração de Relatórios de Estágio de Observação, com potencial para desencadear uma escrita reflexiva e para a manifestação de conhecimentos especializados do professor de Matemática. Pesquisas anteriores, envolvendo um roteiro que guia a escrita do Relatório de Estágio de Observação em um curso de Licenciatura em Matemática, identificaram potencialidades e limitações quanto ao desenvolvimento de uma escrita reflexiva que manifeste conhecimentos profissionais específicos de professores de Matemática por parte de estagiários. Buscando explorar essas potencialidades e colaborar no tocante às limitações identificadas, consideramos características de escrita reflexiva e o modelo Conhecimento Especializado do Professor de Matemática (MTSK) para analisar esse roteiro e complementá-lo, apresentando um novo roteiro. Esperamos que este trabalho contribua para ressaltar o caráter dinâmico das orientações propostas para a escrita do referido relatório, sendo possível modificá-las e complementá-las para favorecer o desenvolvimento profissional dos estagiários.

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Biografias Autor

Gabriela da Silva Oliveira Vitalino, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina. Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio.

Bruno Rodrigo Teixeira, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina. Área de atuação: Educação Matemática.

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Publicado

2025-04-11

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Como Citar

VITALINO, Gabriela da Silva Oliveira; TEIXEIRA, Bruno Rodrigo. Proposta de roteiro para Relatórios de Estágio de Observação potencial para a manifestação de Conhecimentos Especializados do Professor de Matemática. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 8, p. e2025002, 2025. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2025002. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/193. Acesso em: 16 abr. 2025.