Caracterização dos Conteúdos da História para o Ensino de Geometria em Teses de Doutorado

Autores/as

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023004

Palabras clave:

História para o Ensino, Geometria, Atividades, Crephimat

Resumen

Este artigo é resultado de um estudo desenvolvido para o cumprimento dos requisitos necessários da disciplina do curso de Licenciatura em Matemática, do Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). O objetivo foi caracterizar os conteúdos da História para o Ensino de Geometria nas produções acadêmicas stricto sensu do Brasil, especificamente em teses de doutorado classificadas na tendência em História para o Ensino de Matemática no Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática (CREPHIMat). Buscamos evidenciar quais conteúdos e atividades de Geometria tratados em teses de doutorado sobre História para o Ensino de Geometria Plana e Espacial têm potencialidade para o enriquecimento didático-pedagógico nas ações e organizações docentes. O método adotado nessa investigação foi a pesquisa bibliográfica, segundo o qual é um método desenvolvido a partir de materiais acadêmico-científicos constituídos de teses de doutorado, dissertações de mestrado, livros, artigos científicos, entre outros. Os resultados indicaram quatro teses sobre geometria que fornecem atividades pautadas em problematizações que mobilizam um conjunto de saberes implicados na cultura de diversas civilizações históricas em determinado tempo/espaço.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Lucas Silva Pires, Secretária Municipal de Educação de Parauapebas

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA),  professor da Rede Municipal de Educação de Parauapebas (SEMEC),  Pará, Brasil. Endereço para correspondência: CEP: 66063-223. 

Rubens Matheus dos Santos Marques, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA), doutorando em Educação em Ciências e Matemática (UFPA), Belém, Pará, Brasil. Endereço para correspondência: Travessa Francisco Caldeira Castelo Branco, 2138, Guamá, Belém, Pará, Brasil, CEP: 66063-223. 

Citas

BARROS, R. J. A. R.; MENDES, I. A. Dissertações e teses em História e Epistemologia da Matemática: contribuições para a abordagem da Geometria Espacial no Ensino Médio. Principia, n. 37, p. 139-150, nov. 2017.

GASPAR, M. T. J. Aspectos do desenvolvimento do pensamento geométrico em algumas civilizações e povos e a formação de professores. 2003. 318f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro.

GIL, R. S. Formação de professores de matemática: Conexões didáticas entre matemática, história arquitetura. 2013. 282f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo, SP: Atlas 2003.

MARQUES, R. M. S. História para o ensino de Geometria Analítica nas produções em História da Matemática no Brasil. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

MENDES, I. A. Cartografias da produção em História da Matemática no Brasil: um estudo centrado nas dissertações e teses defendidas entre 1990-2010. 2014. Relatório de Pesquisa (Bolsa produtividade CNPq) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

MENDES, I. A. Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática. CREPHIMat, Copyright © 2019 – 2021. Disponível em: http://www.crephimat.com/home. Acesso em: 17 de jul. 2021.

MENDES, I. A. Ensino da matemática por atividades: uma aliança entre o construtivismo e a História da Matemática. 2001. 207f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Educação, Natal.

MENDES, I. A. História da Matemática no Ensino: entre trajetórias profissionais, epistemologias e pesquisas. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

MENDES, I. A. História para a Educação Matemática: apontamentos sobre as pesquisas brasileiras. Exitus, v. 9, n. 2, p. 26-50, jun. 2019.

MENDES, I. A. História para o ensino da Matemática: uma reinvenção didática para a sala de aula. Cocar, Edição Especial, n. 3, p. 145-166, jul. 2017.

MENDES, I. A. História para o Ensino de Matemática na Formação de Professores e na Educação Básica: uma análise da produção brasileira (1997-2017). 2018b. Projeto de Pesquisa (Bolsa produtividade CNPq) – UFPA, Belém.

MENDES, I. A. Investigação Histórica no Ensino da Matemática. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2009.

MENDES, I. A. Uma história das pesquisas em História da Matemática no Brasil: produções, disseminações e contribuições à Formação de Professores de Matemática. 2018a. Projeto de Pesquisa (Bolsa produtividade CNPq) - Universidade Federal do Pará, Belém.

MENDES, I. A.; MARQUES, Rubens Matheus dos Santos. História da Geometria Analítica em Dissertações de Mestrados Profissionais: contribuições para a docência. Revista REAMEC, v. 8, n. 2, p. 185-205, maio agosto, 2020.

MIGUEL, A.; MIORIM, A. M. História da Educação Matemática: Propostas e desafios. 1. ed., 2 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

PIRES, L. S.. Histórias do sistema de numeração decimal produzidas na pós-graduação brasileira (1990-2018): potencialidades para o ensino de Aritmética nos anos iniciais. 2020. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém.

SANTOS, E. S. C. A construção do conceito de área e procedimentos para sua medida no quinto ano do ensino fundamental: atividades fundamentadas na história da matemática. 2014. 317f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Brasília.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2013.

STRUIK, D. J.; FAUVEL, J.; SWETZ F. J. Relevância da história da matemática no ensino de matemática. Tradução: Isabel Cristina Dias, Maria João Lagarto, Paula Nunes, Paulo Oliveira e João Nunes. Grafis – Coop. de Artes Gráficas, CRL, 1997

Publicado

2023-06-28

Métricas


Visualizações do artigo: 123     PDF (Português (Brasil)) downloads: 103

Cómo citar

PIRES, Lucas Silva; MARQUES, Rubens Matheus dos Santos. Caracterização dos Conteúdos da História para o Ensino de Geometria em Teses de Doutorado. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 6, p. e2023004, 2023. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023004. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/92. Acesso em: 25 nov. 2024.