EM BUSCA DE UMA ALTERNATIVA NO ENSINO/ESTUDO DA MATEMÁTICA: APRESENTANDO O “PROBLEMA ARGUMENTATIVO”.

Autores

  • Daniel Dunck Cintra danieldunck@gmail.com
    IFMT

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.101-115

Palavras-chave:

ensino da matemática, formação crítica, argumentação

Resumo

Neste artigo, a partir de uma pesquisa qualitativa e de revisão bibliográfica, pautando-nos especialmente em Freire (2014 e 2015) e Skovsmose (2001 e 2007) procuraremos mostrar que essa disciplina pode trazer muito mais benefícios do que a mera reprodução de algoritmos e aplicações no cotidiano, pois defendemos que ela colabora no desenvolvimento argumentativo do discente, consequentemente, pode transformá-lo em um sujeito que se posiciona no contexto onde está inserido. Mostraremos, também, um pouco do porquê da matemática que aprendemos/ensinamos hoje na educação básica está como está. Além disso, propomos algumas sugestões de como podemos modificar a situação atual para que a aprendizagem matemática colabore na formação de um sujeito crítico, que se perceba como sujeito na sociedade. Acreditamos que um cidadão que saiba argumentar matematicamente pode levar essa prática argumentativa para a vida fazendo com que se torne mais perceptivo com a realidade que acontece na sociedade em que vive.

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Publicado

2018-12-07

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Como Citar

DUNCK CINTRA, Daniel. EM BUSCA DE UMA ALTERNATIVA NO ENSINO/ESTUDO DA MATEMÁTICA: APRESENTANDO O “PROBLEMA ARGUMENTATIVO”. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 1, n. 2, p. 101–115, 2018. DOI: 10.61074/2596-0172.2018.v1.101-115. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/8. Acesso em: 19 abr. 2024.