Estimulando o pensamento crítico e criativo em matemática a partir da “Forca Numérica” e o Princípio Fundamental da Contagem
DOI:
10.61074/2596-0172.2018.v1.241-250Palabras clave:
Pensamento crítico e criativo, criatividade em matemática, forca numérica, princípio fundamental da contagemResumen
Trata-se de breve relato de experiência acerca de atividade elaborada com o propósito de estimular o pensamento crítico e criativo em matemática de estudantes da educação básica. Tal atividade foi elaborada com base no que a literatura de educação matemática apresenta acerca do conceito de pensamento crítico e criativo em matemática, bem como naquilo que sugere em termos de elementos favoráveis ao desenvolvimento dessas formas de pensamento. Um grupo de 28 estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública em uma região administrativa do Distrito Federal participou da respectiva tarefa. Por resultados, acreditamos que essa atividade contribua de maneira prática para que os estudantes possam se sentir mais motivados na aula, bem como provocados a refletirem sobre diferentes estratégias para tomada de melhores decisões em matemática. Ou seja, esperamos que estudantes tenham nessa atividade estímulo para pensarem suas próprias hipóteses em matemática e assim, se percebam pensantes críticos e criativos em matemática.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 1011 PDF (Português (Brasil)) downloads: 804