Clubes de Matemática: ambientes de formação docente
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023015Palabras clave:
Clubes de Matemática, Atividades de matemática, Formação inicial de professoresResumen
O presente texto tem como objetivo trazer ao leitor uma definição objetiva do que seria um clube de matemática, como poderiam ser classificados e quais clubes de matemática no Brasil se configuram como ambientes de formação docente, tomando como base teórica teses e dissertações pesquisadas no repositório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. A seguir, proponho-me a apresentar como se dá a operacionalização dos Clubes de Matemática da UFOPA, uma das ações do Laboratório de Aplicações Matemáticas – LAPMAT em que professores universitários, professores da educação básica e alunos da Licenciatura Integrada em Matemática Física – LIMF trabalham colaborativamente para produzir, aplicar e avaliar atividades atrativas, lúdicas e de conteúdo matemático relevante em escolas públicas da cidade de Santarém – PA.
Descargas
Métricas
Citas
CARVALHO, H. C.; RODRIGUES, A. E. A. e SANTOS, J. P. Contribuições do LAPMAT para a formação inicial de professores de matemática na amazônia brasileira. In: XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Mato Grosso. Disponível em: www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/paper/view/1240/1758. Anais do XIII ENEM, p. 1-10, 2019.
CARVALHO, H. C. Clube de Matemática: ambiente de aprendizagem docente na formação inicial de professores. 2022, 198 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática (REAMEC), UFMT/UEA/UFPA. Cuiabá, p. 198, 2022.
LORENZATO, S. (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 3ª Ed. Campinas: Editores Associados, 2012.
PONTES, D. F. N. e LOPES, S. C. C. O uso do tangram como material lúdico em sala de aula. In: XII ENEM – Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/7241_4187_ID.pdf. Anais do XII ENEM, p.1-9, 2016.
PORTELA, L. N. R. O ensino de frações: uma sequência didática para o segundo e terceiro ciclo do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Universidade Federal do Oeste do Pará. Programa de Ciências Exatas, Santarém, 2017.
PORTELA, L. N. R. O ábaco como uma ferramenta de ensino em um clube de matemática. In: XII ENEM – Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Disponível em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/4767_3178_ID.pdf. Anais do XII ENEM, p.1-9, 2016.
RODRIGUES, A. E. A. Sistema De Numeração: Evolução Histórica, Fundamentos e Sugestões para o Ensino. 2013, 143 f. Dissertação (Mestrado do Programa de Pós – Graduação em Matemática em Rede Nacional) Universidade Federal Do Oeste do Pará (UFOPA). Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Santarém, 2013.
RODRIGUES, A. E. A., CARVALHO, H. C. e DINIZ, H. A. C. Clube de Matemática Como Espaço de Formação Docente. Educação Matemática em Revista. Ano 21, Ed. 49b, p.90-97, 2016.
SANTOS, B. L. R. Batalha dos polígonos e teorema de Pick: uma proposta de atividade para o ensino de geometria. 2021, 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Universidade Federal do Oeste do Pará. Programa de Ciências Exatas, Santarém, 2021.
SCHÖN, D.A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 80 PDF (Português (Brasil)) downloads: 109