O erro na Matemática Escolar: efeitos sobre o estudante da Educação de Jovens e Adultos

Autores/as

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023010

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos, Erro, Matemática, Fragilização, Foucault

Resumen

O presente artigo tem por objetivo problematizar a forma como os erros experimentados em sala de aula, especificamente aulas de Matemática, incidem sobre os alunos de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As ferramentas teóricas que sustentam a investigação são provenientes do arcabouço conceitual de Michel Foucault, Sueli Rolnik e Félix Guattari. Do ponto de vista metodológico, foram realizadas observações em sala de aula e entrevistas com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre/RS. Para análise do material empírico, foram utilizadas as premissas que embasam a análise do discurso em Foucault. Como resultado da pesquisa, destacamos as linhas de fragilização e culpabilização que atravessam os(as) estudantes. Tais linhas microfísicas fazem com que o sujeito perca a força, enfraquecendo-o, debilitando-o e, de certa forma acabam por inibi-lo e reduzir sua potencialidade na realização das atividades de Matemática.

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Biografía del autor/a

Priscila Aguirres, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino da Matemática – PGEMAT, UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil.

Claudia Glavam Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Doutora do Programa de Pós Graduação em Ensino da Matemática PPGEMAT (UFRGS) e do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências - PPGECi (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2023-12-09

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Cómo citar

AGUIRRES, Priscila; DUARTE, Claudia Glavam. O erro na Matemática Escolar: efeitos sobre o estudante da Educação de Jovens e Adultos. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 6, p. e2023010, 2023. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023010. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/135. Acesso em: 20 may. 2024.