O erro na Matemática Escolar: efeitos sobre o estudante da Educação de Jovens e Adultos

Autores/as

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023010

Palabras clave:

Educação de Jovens e Adultos, Erro, Matemática, Fragilização, Foucault

Resumen

O presente artigo tem por objetivo problematizar a forma como os erros experimentados em sala de aula, especificamente aulas de Matemática, incidem sobre os alunos de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As ferramentas teóricas que sustentam a investigação são provenientes do arcabouço conceitual de Michel Foucault, Sueli Rolnik e Félix Guattari. Do ponto de vista metodológico, foram realizadas observações em sala de aula e entrevistas com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre/RS. Para análise do material empírico, foram utilizadas as premissas que embasam a análise do discurso em Foucault. Como resultado da pesquisa, destacamos as linhas de fragilização e culpabilização que atravessam os(as) estudantes. Tais linhas microfísicas fazem com que o sujeito perca a força, enfraquecendo-o, debilitando-o e, de certa forma acabam por inibi-lo e reduzir sua potencialidade na realização das atividades de Matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Priscila Aguirres, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino da Matemática – PGEMAT, UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil.

Claudia Glavam Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Doutora do Programa de Pós Graduação em Ensino da Matemática PPGEMAT (UFRGS) e do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências - PPGECi (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.

Citas

BRITO, M. dos R. O aprender e a decepção entre Deleuze. In: ENCONTRO DELEUZE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E RACHAR AS COISAS, RACHAR AS PALAVRAS, 2., 2021, Porto Alegre. Anais [...]. São Leopoldo, RS: OIKOS Editora, 2021. p. 17-29. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/242126/001142142.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 18 jun. 2023.

CASTRO, E. O vocabulário de Michel Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

DALBOSCO, C. A. Educação e formas de conhecimento: do inatismo antigo (Platão) e da educação natural moderna (Rousseau). Educação, v. 35, n. 2, p. 268-276, 2012. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/11640. Acesso em: 18 jun. 2023.

DUARTE, C. G. A “realidade” nas tramas discursivas da educação matemática escolar. 2009. 198 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale do Rio do Sinos, São Leopoldo, 2009. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/2100/ClaudiaDuarteEducacao.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 abr. 2023.

FISCHER, R. M. B. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de pesquisa, [S. l.], n. 114, p. 197-223, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/SjLt63Wc6DKkZtYvZtzgg9t/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 jun. 2023.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

FOUCAULT, M. A ética do cuidado de si como prática da liberdade. In: MOTTA, M. B. (org.). Ditos e escritos V: ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, M. Entrevista com Michel Foucault, por Sérgio Paulo Rouanet e José Guilherme Merquior. In: ROUANET, S. P. (org.). O Homem e o discurso: a arqueologia de Michel Foucault. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1971.

GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1986.

HACKING, I. Ontologia história. São Leopoldo: Unisinos, 2009.

LARROSA, J. Linguagem e Educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

LEAL, W. M. Resolução de Problemas de Geometria no Ensino Médio: uma análise de erros em provas da OBMEP no Maranhão. 2021. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Maranhão, São Luiz, 2021. Disponível em: https://tedebc.ufma.br/jspui/bitstream/tede/4043/2/WALEFFLEAL.pdf. Acesso em: 18 jun. 2023.

LIMA, T. de; SOUZA, L. A. de. O fracasso escolar à luz da teoria histórico-cultural: reflexões acerca da culpabilização do aluno. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 17, p. 137-150, 2020. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3486/3018. Acesso em: 18 jun. 2023.

NOGÁRO, A.; GRANELLA, E. O erro no processo de ensino e aprendizagem. Revista de Ciências Humanas, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 31-56, 2004. Disponível em: https://www.uricer.edu.br/cursos/arq_trabalhos_usuario/270.pdf. Acesso em: 17 jun. 2023.

PUJOL FILHO, R. Prefácio. In: TAVARES, G. M. O torcicologologista, excelência. Porto Alegre: Dublinense, 2017.

RODRIGUES, A. M. S. O saber matemático escolar na subjetivação de trabalhadores. 2014. 222 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/bitstream/2011/14075/1/SaberMatematicoEscolar_Tese.pdf. Acesso em: 14 abr. 2023.

ROLNIK, S. Pensamento, corpo e devir: uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico. Cadernos de Subjetividade, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 241-251, 1993.

ROMANINI, M.; DETONI, P. P. A culpabilização como efeito do modo indivíduo de subjetivação nas políticas sociais. Revista Polis e Psique, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 206-229, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/PolisePsique/article/view/51093. Acesso em: 26 jul. 2023.

SARTORI, A. S. T.; DUARTE, C. G. Foucault, neoliberalismo e educação: uma análise das práticas de memorização no ensino de matemática. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 1245-1263, 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/63464/39854. Acesso em: 26 jul. 2023.

SILVA, E. P. da. Entendimentos e Estratégias Desenvolvidos por Docentes do 6º ano do Ensino Fundamental a partir da Análise de Erros em Matemática. 2021. 156 f. Dissertação. (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, 2021.

TAVARES, G. M. O torcicologologista, excelência. Porto Alegre: Editora Dublinense, 2017.

TRABATTONI, F. Platão. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra/Coimbra University Press, 2012.

VAZ, R. F. N. A avaliação, o erro e o feedback: um estudo sobre a correção de questões de Matemática. 2021. 132 f. Tese (Doutorado em Ensino e História de Matemática e da Física) – Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/images/Documentos/tese/2021/DSc_24_Rafael_Filipe_Novoa_Vaz.pdf. Acesso em: 17 abr. 2023.

VEIGA-NETO, A. Foucault e a Educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2003.

Publicado

2023-12-09

Métricas


Visualizações do artigo: 81     PDF (Português (Brasil)) downloads: 73

Cómo citar

AGUIRRES, Priscila; DUARTE, Claudia Glavam. O erro na Matemática Escolar: efeitos sobre o estudante da Educação de Jovens e Adultos. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 6, p. e2023010, 2023. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023010. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/135. Acesso em: 22 nov. 2024.