Benefícios da Matemática Financeira no Cotidiano dos Estudantes

Autores/as

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021004

Palabras clave:

Ensino, Matemática Financeira, cotidiano dos estudantes, benefícios

Resumen

A Matemática Financeira é um assunto de interesse dos estudantes pois podem sair do campo abstrato, tendo ênfase em atividades do cotidiano. Entendendo essa importância, o objetivo deste artigo é descrever os possíveis benefícios da Matemática Financeira no cotidiano dos estudantes, com a atenção especificamente em: (a) entender a relevância do ensino da Matemática Financeira e o papel da escola, bem como discutir acerca da educação da Matemática Financeira; (b) estudar a Matemática Financeira e seu potencial no desenvolvimento do sujeito; e, por fim, (c) descrever os benefícios da educação Financeira para os alunos. Para tanto, questionamos de forma norteadora: quais seriam os benefícios que a Matemática Financeira pode trazer para o cotidiano dos estudantes? Por meio de uma investigação adotamos a abordagem qualitativa, por meio da análise bibliográfica e documental, tendo como base: artigos; dissertações e teses, publicados em repositórios, google acadêmico e google Scielo, além de livros didáticos. Ressaltamos que a Matemática Financeira está além de financeiro pois consiste em uma ciência curiosa e interessante, cujas aplicações na vida cotidiana e no mundo do trabalho e das ciências são de importância reconhecida por todos, trazendo assim, benefícios a vida cotidiana dos estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Sâmua Nikaelen Eliane Rosa, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Mestranda do Curso de Pós Graduação em Ciências e Matemática – PPGECIM pela Universidade Federal do Norte do Tocantins. Técnica Pedagógica do Polo de Apoio as Escolas Indígenas Xerente – SEDUC – Tocantínia – Tocantins, Brasil.

Elisângela Aparecida Pereira de Melo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenadora/Professora do Curso de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/Campus de Araguaína), Professora do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT – Araguaína – Tocantins, Brasil.

Fábio Matos Rodrigues , UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS

Doutor em Educação para as Ciências pela Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” (UNESP). Professor do Curso de Pós Graduação em Ciências e Matemática – PPGECIM e do Curso de Física pela Universidade Federal do Norte do Tocantins – Araguaína – Tocantins.

Citas

ANDRINI, Á. VASCONCELOS, M. J. Praticando Matemática. 8ª série,1. ed. São Paulo: Ed. do Brasil, 2004.

BIGODE, A. J. L. Matemática: soluções para dez desafios do professor: 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, 1ª. ed. São Paulo: Ática educadores, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática

educativa. 28 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GALLAS, R. G. A importância da Matemática Financeira no ensino médio e

sua contribuição para a construção da educação financeira no cidadão.

58 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade

Estadual de ponta grossa, Ponta Grossa, 2013. Disponível em: <

http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1521>. Acesso em: 15 Mar. 2020.

LIMA, C. B; SÁ, L. P. Matemática Financeira no ensino fundamental, Revista

TECCEN – Vol. 3, n. 1, abril de 2010. Disponível em:

<http://www.uss.br/web/revista_informativo5/artigo03.pdf>. Acesso em: 21 Mar.2020.

MENEZES, V. Matemática Financeira- aplicação da Matemática Financeira. Paraná: 2010.

MIRANDA, L.A.N.; PHILIPPSEN, A.S. A importância da Matemática Financeira no cotidiano e na construção da cidadania. Paraná: 2014.

MOLINARI, N. A. THEODOROVSKI. R. A influência da Matemática Financeira no cotidiano do aluno. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Paraná, 2016. Versão online ISBN 978858015093-3.

REGONHA, M. R. Matemática Financeira: uma proposta utilizando o BNCC Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro). Rio Claro- SP: 2019.

TEIXEIRA, J. Um estudo diagnóstico sobre a percepção da relação entre educação financeira e Matemática Financeira. Tese de doutorado em educação Matemática tá pontifica Universidade Católica de São Paulo 2015. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/11025/1/James%20Teixeira.pdf>. Acesso em: 20 Mar. 2020.

TOMMASI, A. L. F. de. Viva melhor sabendo administrar suas Finanças. São Paulo: Saraiva, 2007.

OLIVEIRA, D. P. de. CREMASCO, N. R.. A Matemática Financeira e o cotidiano do aluno do ensino médio. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Versão On-line ISBN 978-85-8015-076-6- Cadernos PDE, Paraná, 2013.

SILVA, A. M. da. Uma experiência de Design em Educação

Matemática: O Projeto de Educação Financeira Escolar. Projeto de Pesquisa

(Estágio Pós-Doutoral) – Rutgers/New Jersey/EUA, Newark, 2011.

Publicado

2021-08-29

Métricas


Visualizações do artigo: 78     PDF (Português (Brasil)) downloads: 57

Cómo citar

ROSA, Sâmua Nikaelen Eliane; MELO, Elisângela Aparecida Pereira de; RODRIGUES , Fábio Matos. Benefícios da Matemática Financeira no Cotidiano dos Estudantes. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 4, p. e2021004, 2021. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021004. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/109. Acesso em: 22 nov. 2024.