Entre alcances e limites, a literatura infantil e a matemática na construção do conhecimento
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021006Keywords:
Educação Matemática, Literatura Infantil, Sequência Didática, Anos Iniciais do Ensino FundamentalAbstract
O presente trabalho abordou uma vivência com alunos do primeiro ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo era realizar uma sequência didática, a partir da leitura do livro “Só um minutinho”, de Ana Maria Machado, que possibilitasse a construção do conhecimento através da interdisciplinaridade com a literatura infantil, a matemática e a utilização de recursos concretos, de maneira a observar limites e alcances nos estudantes. A metodologia adotada é a engenharia didática (ALMOULOUD; COUTINHO, 2008). Quanto à indagação, investiga-se o uso da literatura infantil como uma possibilidade para construções de conhecimentos matemáticos de maneira significativa para os alunos. Como resultado, verificou-se que a atividade e a mediação aplicadas favoreceram efetivas aprendizagens, sendo observados alguns limites didáticos que possibilitaram novos olhares para com os alunos da turma e outras possibilidades de caminhos a serem seguidos pela docente regente da turma.
Downloads
Metrics
References
ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba: Ed. UFPR, 2007.
ALMOULOUD, S. A.; COUTINHO, C. Q. S. Engenharia didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19 / ANPEd. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 62-77, 2008. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2008v3n1p62>. Acesso em: 08 jan. 2020.
BONATTO, A.; BARROS, C. R.; GEMELI, R. A.; LOPES, T. B.; FRISON, M. D. Interdisciplinaridade no ambiente escolar. Caxias do Sul: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 9., 2012. Disponível em:http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2414/501. Acesso em: 08 jan. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, Ministério da Educação, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/BasesLegais.pdf. Acesso em: 08 jan. 2020.
CUNHA, S. Considerações sobre a aprendizagem contínua do matematiquês: a linguagem matemática. In: MAIA, M. G. B.; BRIÃO, G. F. (Org.). Alfabetização matemática: perspectivas atuais. Curitiba: CRV, 2017. p. 45-60.
EMERIQUE, P. S. Isto e aquilo: jogo e “ensinagem” matemática. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 185-198.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
GOULART, I. B. Piaget: experiências básicas para utilização pelo professor. 3. ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 1985.
MACHADO, A. M. Só um minutinho: um conto de esperteza num livro de contar. São Paulo: FTD, 2006. (Série Arca de Noé).
OLIVEIRA, M. K. Vygotsky aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Ed. Scipione, 1997.
PAIS, L. C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
SMOLE, K. C. S.; CÂNDIDO, P. T.; STANCANELLI, R. Matemática e literatura infantil. Belo Horizonte: Ed. Lê, 1995.
VERGNAUD, G. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Curitiba: Ed. da UFPR, 2009.
VILLARDI, R. Proposta metodológica para o trabalho com o livro infanto-juvenil: aprendendo a gostar de ler. Rio de Janeiro: Departamento de Educação (UERJ), 1996.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 99 PDF (Português (Brasil)) downloads: 83