PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: METÁFORA DE UM TRIÂNGULO

METÁFORA DE UM TRIÂNGULO

Authors

  • Cicero Manoel Silva cicerotga@gmail.com
    Unemat/Seduc
  • Adailton Alves Silva adailtonbbg@unemat.br

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.90-100

Keywords:

Formação continuada 1. Reflexão 2. Políticas públicas 3. Professores 4. Triângulo 5.

Abstract

Resumo

Neste trabalho apresentamos um recorte de uma dissertação de mestrado, trazendo algumas reflexões sobre o processo de formação continuada por meio de uma metáfora, referenciada no triângulo da vida idealizado por D’Ambrósio (2009), para representar a relação entre demanda, expectativa e realidade como um triângulo. Apresentamos uma reflexão na perspectiva dos atores envolvidos no processo de formação continuada: as políticas públicas, os autores e pesquisadores e o corpo docente, procurando identificar aspectos convergentes e divergentes em relação à constituição do triângulo, da analogia adotada. Vale ressaltar que na perspectiva dos atores envolvidos no processo de formação existem aspectos que aproximam e distanciam as expectativa, uma vez que cada um possui suas próprias demandas, expectativas e realidade. Entretanto, acreditamos que todos devem convergir para um ponto comum, com vistas à melhoria da qualidade do processo educativo.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2018-12-07

Métricas


Visualizações do artigo: 207     PDF (Português (Brasil)) downloads: 124

How to Cite

SILVA, Cicero Manoel; SILVA, Adailton Alves. PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: METÁFORA DE UM TRIÂNGULO: METÁFORA DE UM TRIÂNGULO. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 1, no. 2, p. 90–100, 2018. DOI: 10.61074/2596-0172.2018.v1.90-100. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/7. Acesso em: 22 nov. 2024.