A MONITORIA COMO ESPAÇO FORMATIVO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA
DOI:
10.61074/2596-0172.2019.v2.21-33Keywords:
Formação de professores, Tendência em educação matemática, Educação Matemática CríticaAbstract
Este artigo aborda o relato de experiência da monitoria da disciplina de matemática fundamental II, disciplina presente na matriz curricular do segundo semestre do curso de licenciatura em matemática no Instituto Federal Catarinense – campus Rio do Sul. Com efeito, discutem-se algumas contribuições que essa experiência, embasada numa perspectiva crítica, pode trazer para a formação de licenciandos em matemática. Foram observados os objetivos da monitoria no curso em que está vinculada a referida disciplina. Constatou-se, na revisão bibliográfica, que monitorias normalmente não são aplicadas nesta perspectiva. Assim, os produtos educacionais desenvolvidos nesta monitoria podem contribuir positivamente nas experiências formativas que um licenciando em matemática pode ter. Fora constatado que os limites desta monitoria dizem respeito a quantidade de acadêmicos que puderam beneficiar-se com efetividade das atividades. Nestes que participaram foi possível perceber benefícios significativos no aprendizado, assim, conclui-se que prática análoga à deste relato devem ser ofertadas a grupos maiores de acadêmicos e com maior frequência semanal.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 216 pdf (Português (Brasil)) downloads: 208