A MONITORIA COMO ESPAÇO FORMATIVO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA

Autores

  • Tiago Ravel Schroeder tiagoravel13@gmail.com
    Instituto Federal Catarinense
  • Paula Andrea Grawieski Civiero paula.civiero@ifc.edu.br
    Instituto Federal Catarinense

DOI:

10.61074/2596-0172.2019.v2.21-33

Palavras-chave:

Formação de professores, Tendência em educação matemática, Educação Matemática Crítica

Resumo

Este artigo aborda o relato de experiência da monitoria da disciplina de matemática fundamental II, disciplina presente na matriz curricular do segundo semestre do curso de licenciatura em matemática no Instituto Federal Catarinense – campus Rio do Sul. Com efeito, discutem-se algumas contribuições que essa experiência, embasada numa perspectiva crítica, pode trazer para a formação de licenciandos em matemática. Foram observados os objetivos da monitoria no curso em que está vinculada a referida disciplina. Constatou-se, na revisão bibliográfica, que monitorias normalmente não são aplicadas nesta perspectiva. Assim, os produtos educacionais desenvolvidos nesta monitoria podem contribuir positivamente nas experiências formativas que um licenciando em matemática pode ter. Fora constatado que os limites desta monitoria dizem respeito a quantidade de acadêmicos que puderam beneficiar-se com efetividade das atividades. Nestes que participaram foi possível perceber benefícios significativos no aprendizado, assim, conclui-se que prática análoga à deste relato devem ser ofertadas a grupos maiores de acadêmicos e com maior frequência semanal.

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Publicado

2019-06-09

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Como Citar

SCHROEDER, Tiago Ravel; CIVIERO, Paula Andrea Grawieski. A MONITORIA COMO ESPAÇO FORMATIVO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 21–33, 2019. DOI: 10.61074/2596-0172.2019.v2.21-33. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/51. Acesso em: 19 abr. 2024.