A USABILIDADE DE WEBSITE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • MARA CLAUDIA CIRQUEIRA BINI mara.bini@unemat.br
    UNEMAT
  • Daise Lago Pereira Souto daise@unemat.br
    UNEMAT

DOI:

10.61074/2596-0172.2019.v2.152-164

Palavras-chave:

Desenvolvimento de Website. Matemática. Educação Matemática. Ensino de Matemática.

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma revisão bibliográfica sobre websites Educacionais, utilizados em pesquisas no âmbito da educação matemática brasileira. O objetivo é estruturar informações sobre websites de maneira que professores detenham um alcance aproximado de suas principais características. A metodologia é qualitativa aproximando-se da monografia de base. Utilizamos como fonte de pesquisa o Google Acadêmico onde encontramos dissertações, artigos de conclusão de curso, livros e resumos. A pesquisa ocorreu no período entre outubro de 2017 e janeiro de 2018 e teve como recorte temporal o período compreendido entre os anos de 2013 a 2018. Como procedimento de busca, utilizamos quatro descritores e seus respectivos operadores: Desenvolvimento de Website; Desenvolvimento de Website AND Matemática; Desenvolvimento de Website AND Educação Matemática; Desenvolvimento de Website AND Ensino de Matemática. Os resultados indicaram que os websites estão sendo produzidos e estruturados, tecnologicamente para temas e objetivos, distintos. Verificamos que nos últimos cinco anos a produção e utilização de websites para a educação e ensino de Matemática está em movimento. Este fato pode trazer implicações para os processos de ensino e de aprendizagem de Matemática. Isso porque nossos alunos, em geral, são "nativos digitais" e, portanto, estão imersos nessa nova cultura, atentos aos avanços tecnológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

MARA CLAUDIA CIRQUEIRA BINI, UNEMAT

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática; Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, Barra do Bugres, Mato Grosso, e-mail: mara.c.c.bini@gmail.com.

Daise Lago Pereira Souto, UNEMAT

Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, Barra do Bugres, Mato Grosso. Docente do Programa de Pós-graduação em ​Educação em Ciências e Matemática da REAMEC. Doutora em Educação Matemática - UNESP. Membro Associado do GPIMEM - Grupo de Pesquisa em Informática outras Mídias e Educação Matemática.  E-mail: daise@unemat.br.

Downloads

Publicado

2019-06-30

Métricas


Visualizações do artigo: 396     PDF downloads: 302

Como Citar

BINI, MARA CLAUDIA CIRQUEIRA; SOUTO, Daise Lago Pereira. A USABILIDADE DE WEBSITE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 2, n. 1, p. 152–164, 2019. DOI: 10.61074/2596-0172.2019.v2.152-164. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/40. Acesso em: 23 abr. 2024.