Estimulando o pensamento crítico e criativo em matemática a partir da “Forca Numérica” e o Princípio Fundamental da Contagem

Autores

  • Mateus Gianni Fonseca mateus.fonseca@ifb.edu.br
    IFB; UnB
  • Cleyton Hércules Gontijo cleyton@unb.br
    UnB
  • Matheus Delaine Teixeira Zanetti matheuszanetti13@gmail.com
    UnB

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.241-250

Palavras-chave:

Pensamento crítico e criativo, criatividade em matemática, forca numérica, princípio fundamental da contagem

Resumo

Trata-se de breve relato de experiência acerca de atividade elaborada com o propósito de estimular o pensamento crítico e criativo em matemática de estudantes da educação básica. Tal atividade foi elaborada com base no que a literatura de educação matemática apresenta acerca do conceito de pensamento crítico e criativo em matemática, bem como naquilo que sugere em termos de elementos favoráveis ao desenvolvimento dessas formas de pensamento. Um grupo de 28 estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública em uma região administrativa do Distrito Federal participou da respectiva tarefa. Por resultados, acreditamos que essa atividade contribua de maneira prática para que os estudantes possam se sentir mais motivados na aula, bem como provocados a refletirem sobre diferentes estratégias para tomada de melhores decisões em matemática. Ou seja, esperamos que estudantes tenham nessa atividade estímulo para pensarem suas próprias hipóteses em matemática e assim, se percebam pensantes críticos e criativos em matemática.

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Publicado

2018-12-07

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Como Citar

Fonseca, M. G., Gontijo, C. H., & Zanetti, M. D. T. (2018). Estimulando o pensamento crítico e criativo em matemática a partir da “Forca Numérica” e o Princípio Fundamental da Contagem. CoInspiração - Revista Dos Professores Que Ensinam Matemática, 1(2), 241–250. https://doi.org/10.61074/2596-0172.2018.v1.241-250