O erro na Matemática Escolar: efeitos sobre o estudante da Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023010

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Erro, Matemática, Fragilização, Foucault

Resumo

O presente artigo tem por objetivo problematizar a forma como os erros experimentados em sala de aula, especificamente aulas de Matemática, incidem sobre os alunos de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As ferramentas teóricas que sustentam a investigação são provenientes do arcabouço conceitual de Michel Foucault, Sueli Rolnik e Félix Guattari. Do ponto de vista metodológico, foram realizadas observações em sala de aula e entrevistas com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública de Porto Alegre/RS. Para análise do material empírico, foram utilizadas as premissas que embasam a análise do discurso em Foucault. Como resultado da pesquisa, destacamos as linhas de fragilização e culpabilização que atravessam os(as) estudantes. Tais linhas microfísicas fazem com que o sujeito perca a força, enfraquecendo-o, debilitando-o e, de certa forma acabam por inibi-lo e reduzir sua potencialidade na realização das atividades de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Priscila Aguirres, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino da Matemática – PGEMAT, UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil.

Claudia Glavam Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Doutora do Programa de Pós Graduação em Ensino da Matemática PPGEMAT (UFRGS) e do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências - PPGECi (UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.

Referências

BRITO, M. dos R. O aprender e a decepção entre Deleuze. In: ENCONTRO DELEUZE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E RACHAR AS COISAS, RACHAR AS PALAVRAS, 2., 2021, Porto Alegre. Anais [...]. São Leopoldo, RS: OIKOS Editora, 2021. p. 17-29. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/242126/001142142.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 18 jun. 2023.

CASTRO, E. O vocabulário de Michel Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

DALBOSCO, C. A. Educação e formas de conhecimento: do inatismo antigo (Platão) e da educação natural moderna (Rousseau). Educação, v. 35, n. 2, p. 268-276, 2012. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/11640. Acesso em: 18 jun. 2023.

DUARTE, C. G. A “realidade” nas tramas discursivas da educação matemática escolar. 2009. 198 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale do Rio do Sinos, São Leopoldo, 2009. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/2100/ClaudiaDuarteEducacao.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 abr. 2023.

FISCHER, R. M. B. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de pesquisa, [S. l.], n. 114, p. 197-223, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/SjLt63Wc6DKkZtYvZtzgg9t/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 jun. 2023.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

FOUCAULT, M. A ética do cuidado de si como prática da liberdade. In: MOTTA, M. B. (org.). Ditos e escritos V: ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, M. Entrevista com Michel Foucault, por Sérgio Paulo Rouanet e José Guilherme Merquior. In: ROUANET, S. P. (org.). O Homem e o discurso: a arqueologia de Michel Foucault. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1971.

GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1986.

HACKING, I. Ontologia história. São Leopoldo: Unisinos, 2009.

LARROSA, J. Linguagem e Educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

LEAL, W. M. Resolução de Problemas de Geometria no Ensino Médio: uma análise de erros em provas da OBMEP no Maranhão. 2021. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal do Maranhão, São Luiz, 2021. Disponível em: https://tedebc.ufma.br/jspui/bitstream/tede/4043/2/WALEFFLEAL.pdf. Acesso em: 18 jun. 2023.

LIMA, T. de; SOUZA, L. A. de. O fracasso escolar à luz da teoria histórico-cultural: reflexões acerca da culpabilização do aluno. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 17, p. 137-150, 2020. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3486/3018. Acesso em: 18 jun. 2023.

NOGÁRO, A.; GRANELLA, E. O erro no processo de ensino e aprendizagem. Revista de Ciências Humanas, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 31-56, 2004. Disponível em: https://www.uricer.edu.br/cursos/arq_trabalhos_usuario/270.pdf. Acesso em: 17 jun. 2023.

PUJOL FILHO, R. Prefácio. In: TAVARES, G. M. O torcicologologista, excelência. Porto Alegre: Dublinense, 2017.

RODRIGUES, A. M. S. O saber matemático escolar na subjetivação de trabalhadores. 2014. 222 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/bitstream/2011/14075/1/SaberMatematicoEscolar_Tese.pdf. Acesso em: 14 abr. 2023.

ROLNIK, S. Pensamento, corpo e devir: uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico. Cadernos de Subjetividade, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 241-251, 1993.

ROMANINI, M.; DETONI, P. P. A culpabilização como efeito do modo indivíduo de subjetivação nas políticas sociais. Revista Polis e Psique, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 206-229, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/PolisePsique/article/view/51093. Acesso em: 26 jul. 2023.

SARTORI, A. S. T.; DUARTE, C. G. Foucault, neoliberalismo e educação: uma análise das práticas de memorização no ensino de matemática. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 1245-1263, 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/63464/39854. Acesso em: 26 jul. 2023.

SILVA, E. P. da. Entendimentos e Estratégias Desenvolvidos por Docentes do 6º ano do Ensino Fundamental a partir da Análise de Erros em Matemática. 2021. 156 f. Dissertação. (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, 2021.

TAVARES, G. M. O torcicologologista, excelência. Porto Alegre: Editora Dublinense, 2017.

TRABATTONI, F. Platão. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra/Coimbra University Press, 2012.

VAZ, R. F. N. A avaliação, o erro e o feedback: um estudo sobre a correção de questões de Matemática. 2021. 132 f. Tese (Doutorado em Ensino e História de Matemática e da Física) – Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/images/Documentos/tese/2021/DSc_24_Rafael_Filipe_Novoa_Vaz.pdf. Acesso em: 17 abr. 2023.

VEIGA-NETO, A. Foucault e a Educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2003.

Downloads

Publicado

2023-12-09

Métricas


Visualizações do artigo: 81     PDF downloads: 73

Como Citar

AGUIRRES, Priscila; DUARTE, Claudia Glavam. O erro na Matemática Escolar: efeitos sobre o estudante da Educação de Jovens e Adultos. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, v. 6, p. e2023010, 2023. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023010. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/135. Acesso em: 22 nov. 2024.