Benefícios da Matemática Financeira no Cotidiano dos Estudantes

Autores

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021004

Palavras-chave:

Ensino, Matemática Financeira, cotidiano dos estudantes, benefícios

Resumo

A Matemática Financeira é um assunto de interesse dos estudantes pois podem sair do campo abstrato, tendo ênfase em atividades do cotidiano. Entendendo essa importância, o objetivo deste artigo é descrever os possíveis benefícios da Matemática Financeira no cotidiano dos estudantes, com a atenção especificamente em: (a) entender a relevância do ensino da Matemática Financeira e o papel da escola, bem como discutir acerca da educação da Matemática Financeira; (b) estudar a Matemática Financeira e seu potencial no desenvolvimento do sujeito; e, por fim, (c) descrever os benefícios da educação Financeira para os alunos. Para tanto, questionamos de forma norteadora: quais seriam os benefícios que a Matemática Financeira pode trazer para o cotidiano dos estudantes? Por meio de uma investigação adotamos a abordagem qualitativa, por meio da análise bibliográfica e documental, tendo como base: artigos; dissertações e teses, publicados em repositórios, google acadêmico e google Scielo, além de livros didáticos. Ressaltamos que a Matemática Financeira está além de financeiro pois consiste em uma ciência curiosa e interessante, cujas aplicações na vida cotidiana e no mundo do trabalho e das ciências são de importância reconhecida por todos, trazendo assim, benefícios a vida cotidiana dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sâmua Nikaelen Eliane Rosa, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Mestranda do Curso de Pós Graduação em Ciências e Matemática – PPGECIM pela Universidade Federal do Norte do Tocantins. Técnica Pedagógica do Polo de Apoio as Escolas Indígenas Xerente – SEDUC – Tocantínia – Tocantins, Brasil.

Elisângela Aparecida Pereira de Melo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenadora/Professora do Curso de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/Campus de Araguaína), Professora do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT – Araguaína – Tocantins, Brasil.

Fábio Matos Rodrigues , UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS

Doutor em Educação para as Ciências pela Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” (UNESP). Professor do Curso de Pós Graduação em Ciências e Matemática – PPGECIM e do Curso de Física pela Universidade Federal do Norte do Tocantins – Araguaína – Tocantins.

Referências

ANDRINI, Á. VASCONCELOS, M. J. Praticando Matemática. 8ª série,1. ed. São Paulo: Ed. do Brasil, 2004.

BIGODE, A. J. L. Matemática: soluções para dez desafios do professor: 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, 1ª. ed. São Paulo: Ática educadores, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática

educativa. 28 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GALLAS, R. G. A importância da Matemática Financeira no ensino médio e

sua contribuição para a construção da educação financeira no cidadão.

58 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade

Estadual de ponta grossa, Ponta Grossa, 2013. Disponível em: <

http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1521>. Acesso em: 15 Mar. 2020.

LIMA, C. B; SÁ, L. P. Matemática Financeira no ensino fundamental, Revista

TECCEN – Vol. 3, n. 1, abril de 2010. Disponível em:

<http://www.uss.br/web/revista_informativo5/artigo03.pdf>. Acesso em: 21 Mar.2020.

MENEZES, V. Matemática Financeira- aplicação da Matemática Financeira. Paraná: 2010.

MIRANDA, L.A.N.; PHILIPPSEN, A.S. A importância da Matemática Financeira no cotidiano e na construção da cidadania. Paraná: 2014.

MOLINARI, N. A. THEODOROVSKI. R. A influência da Matemática Financeira no cotidiano do aluno. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Paraná, 2016. Versão online ISBN 978858015093-3.

REGONHA, M. R. Matemática Financeira: uma proposta utilizando o BNCC Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro). Rio Claro- SP: 2019.

TEIXEIRA, J. Um estudo diagnóstico sobre a percepção da relação entre educação financeira e Matemática Financeira. Tese de doutorado em educação Matemática tá pontifica Universidade Católica de São Paulo 2015. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/11025/1/James%20Teixeira.pdf>. Acesso em: 20 Mar. 2020.

TOMMASI, A. L. F. de. Viva melhor sabendo administrar suas Finanças. São Paulo: Saraiva, 2007.

OLIVEIRA, D. P. de. CREMASCO, N. R.. A Matemática Financeira e o cotidiano do aluno do ensino médio. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Versão On-line ISBN 978-85-8015-076-6- Cadernos PDE, Paraná, 2013.

SILVA, A. M. da. Uma experiência de Design em Educação

Matemática: O Projeto de Educação Financeira Escolar. Projeto de Pesquisa

(Estágio Pós-Doutoral) – Rutgers/New Jersey/EUA, Newark, 2011.

Downloads

Publicado

2021-08-29

Métricas


Visualizações do artigo: 47     PDF downloads: 31

Como Citar

ROSA, Sâmua Nikaelen Eliane; MELO, Elisângela Aparecida Pereira de; RODRIGUES , Fábio Matos. Benefícios da Matemática Financeira no Cotidiano dos Estudantes. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 4, p. e2021004, 2021. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021004. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/109. Acesso em: 9 maio. 2024.