EDUCAÇÃO INDÍGENA E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO ESCOLAR APYÃWA

Autores

  • João Severino-Filho joaofilho@unemat.br
    Unemat
  • Adailton Alves da Silva adailtonalves5@uol.com.br
    Unemat

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.135-145

Palavras-chave:

Saberes Indígenas; Etnomatemática; Língua Apyãwa; Comunicação entre Culturas.

Resumo

Esse texto pretende contribuir para as reflexões que buscam um entendimento sobre os conhecimentos indígenas. Os desencontros da comunicação entre culturas distintas serão superados pela capacidade de situar-nos entre eles, o que produzirá conhecimentos sobre eles, sobre nós e o contexto do encontro. Não sabemos sobre sua lógica ou suas necessidades e buscas. A cultura, como teia de significados (Geertz, 2008), é um lugar semântico, um contexto, dentro e sobre o qual podemos nos habilitar apenas a conversar com os indígenas e não, substituí-los ou representa-los e falar por deles. Nosso entendimento sobre os saberes indígenas conclui que apenas eles produzirão suas teorias com legitimidade, cujas epistemologias serão enunciadas por eles próprios, em sua língua e estilo de narrativa.

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Publicado

2018-08-06

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Como Citar

SEVERINO-FILHO, João; DA SILVA, Adailton Alves. EDUCAÇÃO INDÍGENA E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO ESCOLAR APYÃWA. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 135–145, 2018. DOI: 10.61074/2596-0172.2018.v1.135-145. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/24. Acesso em: 7 maio. 2024.