ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA DA CULTURA GUARANI: MOVIMENTOS E APRENDIZAGENS DURANTE UMA SEMANA DA MATEMÁTICA

Autores

  • Thaciane Jähring Schunk thacianeschunkj@gmail.com
    Instituto Federal do Espírito Santo
  • Laira Lamburghini Brandão Ribeiro lairalbr@gmail.com
    Instituto Federal do Espírito Santo
  • Lauro Chagas e Sá proflaurosa@gmail.com
    Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.180-189

Palavras-chave:

Programa Etnomatemática, Cultura Guarani, Lei 11.645/08, Semana da Matemática, Ensino Médio

Resumo

O Programa Etnomatemática de D’Ambrósio procura valorizar as culturas de determinadas sociedades e seus conhecimentos produzidos ao longo de sua existência. No âmbito legal, podemos verificar que a lei nº 11.645/08 estabelece que todas as unidades de ensino básico devem inserir a história e cultura indígena no currículo escolar. Nesse sentido, analisamos a oficina “Matemática e cestaria guarani”, ocorrida durante a 2ª Semana da Matemática do Ifes/Viana, ministrada por alunos do ensino médio. A atividade aconteceu em quatro etapas: discussão sobre cultura indígena, explicação de conteúdos matemáticos, elucidação da relação entre Matemática e cultura Guarani e a construção de cestarias. Como instrumentos para produção de dados, utilizamos observação participante, entrevista semiestruturada e questionário, tanto para as alunas que ministraram a oficina como para os estudantes participantes. Concluímos que esta proposta de ensino, baseada no Programa Etnomatemática e na lei nº 11.645/08, mostrou valorizar a cultura indígena e pode incentivar outros profissionais da educação a realizar atividades dessa natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2018-08-06

Métricas


Visualizações do artigo: 268     PDF downloads: 338

Como Citar

SCHUNK, Thaciane Jähring; RIBEIRO, Laira Lamburghini Brandão; SÁ, Lauro Chagas e. ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA DA CULTURA GUARANI: MOVIMENTOS E APRENDIZAGENS DURANTE UMA SEMANA DA MATEMÁTICA. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 180–189, 2018. DOI: 10.61074/2596-0172.2018.v1.180-189. Disponível em: http://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/22. Acesso em: 6 maio. 2024.