As contribuições do Estágio Curricular Supervisionado para formação inicial dos futuros professores de física: uma revisão de literatura
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2024017Palavras-chave:
Estágio Curricular Supervisionado, Formação inicial, Licenciatura em Física, Estágio de DocênciaResumo
O artigo apresenta um levantamento sobre pesquisas que abordam o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) no curso de Licenciatura em Física no Brasil. Teve como objetivo conhecer e identificar as potencialidades do ECS para a formação inicial do futuro professor de Física no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir de uma revisão de literatura, que buscou o mapeamento por teses no Catálogo de Teses e Dissertações do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Consideramos 10 teses no recorte temporal de 2013 a fevereiro de 2023. Para análise de dados, foi utilizado a Análise de conteúdo de Laurence Bardin. Foram analisados os seguintes elementos: o referencial teórico adotado pelos pesquisadores no que se refere a formação inicial, saberes docentes e ECS; as principais práticas formativas desenvolvidas durante o ECS na licenciatura em Física e os resultados apresentados pelos autores. Os resultados apontam que há um comprometimento das instituições formadoras em seguir as orientações sobre o ECS contidas nas legislações e presentes nos PCC dos cursos. Os pesquisadores foram unânimes em afirmar que o Estágio Curricular Supervisionado traz sólidas contribuições para a formação dos futuros professores de Física e que as práticas vivenciadas durante o ECS, desenvolvidas de forma mais dinâmica e diversificada, despertaram maior interesse nos estagiários.
Downloads
Metrics
Referências
ALENCAR, J. R. D S. Saberes docentes e o uso de vídeos no estágio supervisionado em um curso de licenciatura em ciências com habilitação em Física. 2020. 203 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – UNESP - Faculdade de Ciências, Bauru, 2020. Disponível em http://hdl.handle.net/11449/215030
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo, SP: Edições 70, 2016.
BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes;
altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 set. 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília: MEC, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº4, de 29 de maio de 2024. Define as diretrizes curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura). Brasília: MEC, 2024.
CASTRO, B. A. C. de. O professor de Física em formação: seus motivos, ações e sentidos. 2015. 372 p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, SP, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27102015-094528/.
CORREIA, D. Textos de divulgação científica: Leitura, produção e divulgação de atividades didáticas no espaço do estágio supervisionado em Física. 2016. 98 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) – UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2016. Disponível em http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3554
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3º ed. Porto Alegre, RS: ARTMED, 2010.
da União, Brasília, DF, 26 set. 2008.
FERREIRA, L. G.; FERRAZ, R. D.; FERRAZ, R. de C. S. N. Diretrizes curriculares nacionais para formação de professores: desafios e configurações para as licenciaturas. SciELO Preprints, 2021.DOI: 10.1590/scielopreprints.2228.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
GHEDIN, E. Tendências e Dimensões da Formação do Professor na Contemporaneidade. 4º Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar. Universidade Estadual de Londrina. Londrina, junho de 2009.
LÓPEZ, T. I. S. Um estudo sobre a mobilização de saberes docentes no contexto de estágio curricular supervisionado de uma licenciatura em Física. 2017. 314 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Unesp – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências, Bauru, 2017. Disponível em http://hdl.handle.net/11449/152490
MACIEL, F. G. Um estudo sobre as ações de estagiários de uma licenciatura em Física nas atividades docentes do estágio supervisionado. 2019. 223 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019. Disponível em https://pos.uel.br/pecem/wp-content/uploads/2022/01/Felippe-Guimaraes-Maciel.pdf
MARIANI, FÁBIO. Os processos formativos de Licenciatura em Física do IFMT. 2016. 234 f. Tese (Doutorado em Educação) – UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2016. Disponível em http://ri.ufmt.br/handle/1/2222
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (ORG). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992, p. 13-33.
PIMENTA, S. G. & LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 8º ed. São Paulo. Cortez Editora. 2021.
RABELO, L. D. O. Estágio com pesquisa e aprendizagem expansiva: reflexão crítica, autonomia e criatividade para o desenvolvimento da práxis docente. 2022. 392 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48136/tde-17052022-135036/.
SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.
SILVA, ANA P. T. B. Uma proposta metodológica para o estágio curricular supervisionado V, na educação a distância, baseada no Ciclo da Experiência Kellyana. 2015. 342 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2015. Disponível em http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5377
SILVA, GLAUCO D. S. F. D. A formação de professores de Física na perspectiva da Teoria da Atividade: a análise de uma disciplina de Práticas em Ensino e suas implicações para a codocência. 2013. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Instituto de Física – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-01122014-151307/
SIMIONATO, M. F.; HOBOLD, M. de S. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores: padronizar para controlar? Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 46, p. 72-88, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i46.8917. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8917. Acesso em: 21 out. 2023.
SOUZA, L. L. D. Estágio crítico-reflexivo na licenciatura: formação e desenvolvimento profissional docente? 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
VALLE, P. R. D.; FERREIRA, J. D. L. Análise de conteúdo na perspectiva de Bardin: contribuições e limitações para a pesquisa qualitativa em educação. SciELO Preprints; 2024. Disponível em : https://doi.org/10.1590/ScieloPreprints.769. Acesso 15 ago. 2024
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 21 PDF (Português (Brasil)) downloads: 16