A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA VIVENCIADA EM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO
DOI:
10.61074/2596-0172.2018.v1.163-179Palabras clave:
Exposição interativa. Educação Básica. Popularização da Matemática.Resumen
Este relato aborda a experiência vivenciada por acadêmicos e professores do Centro de Educação e
Investigação em Ciências e Matemática/CEICIM vinculado ao Curso de Licenciatura em Matemática da
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Cáceres, que atuaram no
projeto “Jogos, Exposições e outras coisas sobre Matemática”. O projeto teve o financiamento do
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e foi desenvolvido durante a
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia/2017, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso-
IFMT/Câmpus Cáceres e as Secretarias Municipais de Educação das cidades de Cáceres, Mirassol
D´Oeste e São José dos Quatro Marcos. Teve como objetivo, divulgar e popularizar o conhecimento
matemático, por meio do oferecimento de jogos e experimentos interativos e da exposição com as
imagens de caricaturas de alguns matemáticos famosos e as suas obras. A vivência nas atividades
desenvolvidas nos espaços não formais de educação fez com que os monitores ampliassem o leque de
conhecimentos matemáticos e aprendessem a metodologia hands on como uma das possibilidades de
estratégia para o ensino desta disciplina complementando assim a formação dos futuros educadores
matemáticos. Com relação aos visitantes, constatamos que o interesse pela matemática foi estimulado e
que eles passaram a visualizá-la como algo que está presente em sua vida.
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