A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA VIVENCIADA EM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO

Authors

  • Karen Eduarda Nobokite karennobokite@gmail.com
    UNEMAT
  • Marcos Francisco Borges maribor@unemat.br
  • Pedro Luiz de Almeida pedroytc@gmail.com

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.163-179

Keywords:

Exposição interativa. Educação Básica. Popularização da Matemática.

Abstract

Este relato aborda a experiência vivenciada por acadêmicos e professores do Centro de Educação e
Investigação em Ciências e Matemática/CEICIM vinculado ao Curso de Licenciatura em Matemática da
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Cáceres, que atuaram no
projeto “Jogos, Exposições e outras coisas sobre Matemática”. O projeto teve o financiamento do
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e foi desenvolvido durante a
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia/2017, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso-
IFMT/Câmpus Cáceres e as Secretarias Municipais de Educação das cidades de Cáceres, Mirassol
D´Oeste e São José dos Quatro Marcos. Teve como objetivo, divulgar e popularizar o conhecimento
matemático, por meio do oferecimento de jogos e experimentos interativos e da exposição com as
imagens de caricaturas de alguns matemáticos famosos e as suas obras. A vivência nas atividades
desenvolvidas nos espaços não formais de educação fez com que os monitores ampliassem o leque de
conhecimentos matemáticos e aprendessem a metodologia hands on como uma das possibilidades de
estratégia para o ensino desta disciplina complementando assim a formação dos futuros educadores
matemáticos. Com relação aos visitantes, constatamos que o interesse pela matemática foi estimulado e
que eles passaram a visualizá-la como algo que está presente em sua vida.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Marcos Francisco Borges

Professor Doutor; Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT. Campus Universitário de Cáceres
Departamento de Matemática. Cáceres/MT/ Brasil.

Pedro Luiz de Almeida

Acadêmico do 3º semestre; Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT. Campus Universitário de Cáceres.
Curso de Licenciatura Plena em Matemática. Cáceres/MT/Brasil.

Published

2018-08-06

Métricas


Visualizações do artigo: 612     PDF (Português (Brasil)) downloads: 1361

How to Cite

NOBOKITE, Karen Eduarda; BORGES, Marcos Francisco; DE ALMEIDA, Pedro Luiz. A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA VIVENCIADA EM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 1, no. 1, p. 163–179, 2018. DOI: 10.61074/2596-0172.2018.v1.163-179. Disponível em: https://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/9. Acesso em: 21 nov. 2024.