O Uso do Jogo Dametria como Ferramenta Lúdica para o Ensino de Geometria

Autores/as

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2025006

Palabras clave:

Jogos Matemáticos, Ensino de Geometria, Ensino Fundamental, Livros Didáticos

Resumen

O presente estudo objetivou identificar em livros didáticos sugestões e indicações de jogos para o trabalho com a Geometria. A partir da análise realizada nos livros didáticos do Material Estruturado da rede estadual de ensino de Mato Grosso, destinados ao 5º ano do Ensino Fundamental, buscou-se elaborar um jogo de tabuleiro sob a perspectiva lúdica, o qual denominamos por Dametria, que pudesse ser explorado de forma complementar ao livro didático. O Jogo foi construído a partir das habilidades contempladas no eixo temático, considerando os conteúdos elencados nos livros analisados. Para a metodologia de análise dos dados utilizamos alguns elementos da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin.  O Jogo Dametria foi aplicado a uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola estadual. O desenvolvimento da proposta em sala de aula, oportunizou reconhecer que o Jogo Dametria apresenta aspectos que favorecem o engajamento e a aprendizagem dos alunos, possibilitando o avanço na consolidação de conceitos geométricos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Regiane Ferreira da Silva Santos, Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso

Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM) Mestrado Profissional, UFMT. Docente da Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, Juara, Mato Grosso.

Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática- REAMEC.  Docente na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Universitário de Sinop/MT,  docente e orientadora no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM), na linha de pesquisa Ensino de Matemática. 

Eberson Paulo Trevisan, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação Em Ciências e Matemática (REAMEC) do polo da UFMT/Cuiabá. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) campus universitário de Sinop/MT. Docente e orientador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM) na linha de pesquisa Ensino de Matemática.

Citas

ANDRADE, E. C. S.; CARNEIRO, R. S.; CARNEIRO, R. S. O Ensino de Probabilidade: uma proposta didática com o uso de materiais manipuláveis. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, v. 6, p. e2023007, 2023. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023007. Disponível em: https://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/130. Acesso em: 4 mar. 2025.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: out, 2023.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 142p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em: maio, 2023.

GIL, A, C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2008.

GONÇALVES, A. O. O Livro Didático de Matemática Frente aos Avanços Tecnológicos: Novos Usos. In: EDUCARE, XIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2017. p. 10350-10364.

CRUZ, R. Apostilas do Sistema Estruturado começam a ser entregues a partir da próxima semana para as escolas estaduais. Disponível em: https://www3.seduc.mt.gov.br/-/18865697-apostilas-do-sistema-estruturado-comecam-a-ser-entregues-a-partir-da-proxima-semana-para-as-escolas-estaduais . Acesso em: out., 2023.

GRANDO, R. C. Recursos didáticos na educação matemática: jogos e materiais manipulativos. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, [S. l.], v. 5, n. 02, p. 393-416, 2015. DOI: 10.36524/dectv5i02.117. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/117 . Acesso em: dez. 2023.

GRANDO, R. C. Concepções quanto ao uso de jogos no ensino da matemática. 2007. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=2718117. Acesso em: de dez. 2023.

LARA, I. C. M. de. O jogo como estratégia de ensino de 5ª a 8ª série. – 1. ed- São Paulo: Rêspel, 2003.

MACÊDO, J.; BRANDÃO, D.; NUNES, D. Limites e possibilidades do uso do livro didático de Matemática nos processos de ensino e de aprendizagem. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 3, n. 7, p. 68–86, 2019. DOI: 10.24116/emd.v3n7a04. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/79. Acesso em: maio, 2024.

Maxi: ensino fundamental: anos iniciais: 5º ano: caderno 1: professor / obra coletiva. -- 2. ed. -- São Paulo: Somos Sistema de Ensino, 2023. Disponível em: https://maestro.plurall.net/?state=9442908914756226#/booksViewer. Acesso em: out. 2023.

Maxi: ensino fundamental: anos iniciais: 5º ano: caderno 2: professor / obra coletiva. -- 2. ed. -- São Paulo: Somos Sistema de Ensino, 2023. Disponível em: https://maestro.plurall.net/?state=9442908914756226#/booksViewer . Acesso em: out., 2023.

Maxi: ensino fundamental: anos iniciais: 5º ano: caderno 3: professor / obra coletiva. -- 2. ed. -- São Paulo: Somos Sistema de Ensino, 2023. Disponível em: https://maestro.plurall.net/?state=9442908914756226#/booksViewer. Acesso em: out., 2023.

Maxi: ensino fundamental: anos iniciais: 5º ano: caderno 4: professor / obra coletiva. -- 2. ed. -- São Paulo: Somos Sistema de Ensino, 2023. Disponível em: https://maestro.plurall.net/?state=9442908914756226#/booksViewer. Acesso em: out.,

MELO, C., H., da C.; LIMA, C., N., de. A importância dos jogos no ensino de Matemática no Ensino Fundamental II. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 39, 18 de outubro de 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/39/a-importancia-dos-jogos-no-ensino-de-matematica-no-ensino-fundamental-ii. Acesso em: maio, 2023.

MORAN, J., M. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.12, p.13-21, maio/ago. 2004. DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v5i11.4185. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4185. Acesso em: out., 2023.

OLIVEIRA, E., M., Q. O uso do livro didático de matemática por professores do ensino fundamental. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4542. Acesso em: maio, 2024.

PEREIRA, A., L. Coletânea metodologias para análises: discussões e aplicações na pesquisa em ensino/ organização de Ana Lúcia Pereira et al. – Rio de Janeiro: Editora Multifofo, 2019.

Plurall- Plataforma Educacional. Disponível em: https://maestro.plurall.net/?state=43267166607917725#/booksViewer. Acesso em: dez., 2023.

SANTOS, G. B. A ludicidade na aprendizagem Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Orientadora: Maria Batista Lima. 2016, 116 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal de Sergipe. Disponível em:

<https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/5098/1/GRACINEIDE_BARROS_SANTOS.pdf>. Acesso em 10 de abril, 2023.

Publicado

2025-04-25

Métricas


Visualizações do artigo: 70     PDF (Português (Brasil)) downloads: 36

Cómo citar

SANTOS, Regiane Ferreira da Silva; TREVISAN, Andreia Cristina Rodrigues; TREVISAN, Eberson Paulo. O Uso do Jogo Dametria como Ferramenta Lúdica para o Ensino de Geometria. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 8, p. e2025006, 2025. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2025006. Disponível em: https://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/203. Acesso em: 18 may. 2025.