O Uso do Jogo Dametria como Ferramenta Lúdica para o Ensino de Geometria
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2025006Keywords:
Jogos Matemáticos, Ensino de Geometria, Ensino Fundamental, Livros DidáticosAbstract
O presente estudo objetivou identificar em livros didáticos sugestões e indicações de jogos para o trabalho com a Geometria. A partir da análise realizada nos livros didáticos do Material Estruturado da rede estadual de ensino de Mato Grosso, destinados ao 5º ano do Ensino Fundamental, buscou-se elaborar um jogo de tabuleiro sob a perspectiva lúdica, o qual denominamos por Dametria, que pudesse ser explorado de forma complementar ao livro didático. O Jogo foi construído a partir das habilidades contempladas no eixo temático, considerando os conteúdos elencados nos livros analisados. Para a metodologia de análise dos dados utilizamos alguns elementos da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. O Jogo Dametria foi aplicado a uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental, em uma escola estadual. O desenvolvimento da proposta em sala de aula, oportunizou reconhecer que o Jogo Dametria apresenta aspectos que favorecem o engajamento e a aprendizagem dos alunos, possibilitando o avanço na consolidação de conceitos geométricos.
Downloads
Metrics
References
ANDRADE, E. C. S.; CARNEIRO, R. S.; CARNEIRO, R. S. O Ensino de Probabilidade: uma proposta didática com o uso de materiais manipuláveis. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, v. 6, p. e2023007, 2023. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023007. Disponível em: https://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/130. Acesso em: 4 mar. 2025.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: out, 2023.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 142p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em: maio, 2023.
GIL, A, C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2008.
GONÇALVES, A. O. O Livro Didático de Matemática Frente aos Avanços Tecnológicos: Novos Usos. In: EDUCARE, XIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2017. p. 10350-10364.
CRUZ, R. Apostilas do Sistema Estruturado começam a ser entregues a partir da próxima semana para as escolas estaduais. Disponível em: https://www3.seduc.mt.gov.br/-/18865697-apostilas-do-sistema-estruturado-comecam-a-ser-entregues-a-partir-da-proxima-semana-para-as-escolas-estaduais . Acesso em: out., 2023.
GRANDO, R. C. Recursos didáticos na educação matemática: jogos e materiais manipulativos. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, [S. l.], v. 5, n. 02, p. 393-416, 2015. DOI: 10.36524/dectv5i02.117. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/117 . Acesso em: dez. 2023.
GRANDO, R. C. Concepções quanto ao uso de jogos no ensino da matemática. 2007. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=2718117. Acesso em: de dez. 2023.
LARA, I. C. M. de. O jogo como estratégia de ensino de 5ª a 8ª série. – 1. ed- São Paulo: Rêspel, 2003.
MACÊDO, J.; BRANDÃO, D.; NUNES, D. Limites e possibilidades do uso do livro didático de Matemática nos processos de ensino e de aprendizagem. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 3, n. 7, p. 68–86, 2019. DOI: 10.24116/emd.v3n7a04. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/79. Acesso em: maio, 2024.
Maxi: ensino fundamental: anos iniciais: 5º ano: caderno 1: professor / obra coletiva. -- 2. ed. -- São Paulo: Somos Sistema de Ensino, 2023. Disponível em: https://maestro.plurall.net/?state=9442908914756226#/booksViewer. Acesso em: out. 2023.
Maxi: ensino fundamental: anos iniciais: 5º ano: caderno 2: professor / obra coletiva. -- 2. ed. -- São Paulo: Somos Sistema de Ensino, 2023. Disponível em: https://maestro.plurall.net/?state=9442908914756226#/booksViewer . Acesso em: out., 2023.
Maxi: ensino fundamental: anos iniciais: 5º ano: caderno 3: professor / obra coletiva. -- 2. ed. -- São Paulo: Somos Sistema de Ensino, 2023. Disponível em: https://maestro.plurall.net/?state=9442908914756226#/booksViewer. Acesso em: out., 2023.
Maxi: ensino fundamental: anos iniciais: 5º ano: caderno 4: professor / obra coletiva. -- 2. ed. -- São Paulo: Somos Sistema de Ensino, 2023. Disponível em: https://maestro.plurall.net/?state=9442908914756226#/booksViewer. Acesso em: out.,
MELO, C., H., da C.; LIMA, C., N., de. A importância dos jogos no ensino de Matemática no Ensino Fundamental II. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 39, 18 de outubro de 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/39/a-importancia-dos-jogos-no-ensino-de-matematica-no-ensino-fundamental-ii. Acesso em: maio, 2023.
MORAN, J., M. Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.12, p.13-21, maio/ago. 2004. DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v5i11.4185. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4185. Acesso em: out., 2023.
OLIVEIRA, E., M., Q. O uso do livro didático de matemática por professores do ensino fundamental. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4542. Acesso em: maio, 2024.
PEREIRA, A., L. Coletânea metodologias para análises: discussões e aplicações na pesquisa em ensino/ organização de Ana Lúcia Pereira et al. – Rio de Janeiro: Editora Multifofo, 2019.
Plurall- Plataforma Educacional. Disponível em: https://maestro.plurall.net/?state=43267166607917725#/booksViewer. Acesso em: dez., 2023.
SANTOS, G. B. A ludicidade na aprendizagem Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Orientadora: Maria Batista Lima. 2016, 116 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal de Sergipe. Disponível em:
<https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/5098/1/GRACINEIDE_BARROS_SANTOS.pdf>. Acesso em 10 de abril, 2023.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 70 PDF (Português (Brasil)) downloads: 36