LETRAMENTO PARA DOCÊNCIA DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Autores/as

  • Vera Cristina de Quadros vera.quadros@cnp.ifmt.edu.br
    IFMT Campus Campo Novo do Parecis https://orcid.org/0000-0001-5274-208X
  • Júlio Cezar Marques Maia juliocezar.maia18@gmail.com
    IFMT CAMPUS CAMPO NOVO DO PARECIS

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.21-35

Palabras clave:

Ensino de Matemática. Formação de Professores. Letramento Matemático.

Resumen

Vimos socializar a pesquisa realizada em uma escola pública no interior do estado de Mato Grosso, cujo objetivo geral foi analisar a contribuição do projeto de formação continuada ao processo de letramento matemático das professoras que ensinavam Matemática na escola. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com análise interpretativa, na perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso. Analisamos os cadernos de campo das professoras procurando compreender o modo como a vivência do processo de letramento significou para as professoras. No processo analítico identificamos os sentidos de aprendiz, satisfação, valorização e autoconsciência. Todavia, o maior sentido revelado em suas narrativas foi o sentido da aprendizagem, em relação ao conhecimento matemático em específico, aos materiais didáticos explorados, ao ensino da Matemática e aprendizagens quanto à prática colaborativa do grupo de estudo. Consideramos que o projeto contribuiu no processo de letramento para a docência em Matemática das professoras ao proporcionar-lhes novos sentidos e aprendizagens que poderão modificar suas práticas educativas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Vera Cristina de Quadros, IFMT Campus Campo Novo do Parecis

Possui graduação em Pedagogia (1992) e especialização em Metodologia de Ensino (1998), ambos pela Universidade de Passo Fundo. Mestre em Psicopedagogia Clínica pela Universidad de Léon / Espanha (2009) e Mestre em em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2017). Doutoranda em Ensino pela UNIVATES. É professora titular do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Campo Novo do Parecis. Lotada do Departamento de Ensino, no curso de Licenciatura em Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, Formação Docente e Prática Pedagógica.

Júlio Cezar Marques Maia, IFMT CAMPUS CAMPO NOVO DO PARECIS

Licenciado em Matemática pelo IFMT.

Cursando pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática.

Publicado

2018-08-06

Métricas


Visualizações do artigo: 222     PDF (Português (Brasil)) downloads: 258

Cómo citar

QUADROS, Vera Cristina de; MAIA, Júlio Cezar Marques. LETRAMENTO PARA DOCÊNCIA DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 1, n.º 1, p. 21–35, 2018. DOI: 10.61074/2596-0172.2018.v1.21-35. Disponível em: https://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/13. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a