LETRAMENTO PARA DOCÊNCIA DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA
DOI:
10.61074/2596-0172.2018.v1.21-35Keywords:
Ensino de Matemática. Formação de Professores. Letramento Matemático.Abstract
Vimos socializar a pesquisa realizada em uma escola pública no interior do estado de Mato Grosso, cujo objetivo geral foi analisar a contribuição do projeto de formação continuada ao processo de letramento matemático das professoras que ensinavam Matemática na escola. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com análise interpretativa, na perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso. Analisamos os cadernos de campo das professoras procurando compreender o modo como a vivência do processo de letramento significou para as professoras. No processo analítico identificamos os sentidos de aprendiz, satisfação, valorização e autoconsciência. Todavia, o maior sentido revelado em suas narrativas foi o sentido da aprendizagem, em relação ao conhecimento matemático em específico, aos materiais didáticos explorados, ao ensino da Matemática e aprendizagens quanto à prática colaborativa do grupo de estudo. Consideramos que o projeto contribuiu no processo de letramento para a docência em Matemática das professoras ao proporcionar-lhes novos sentidos e aprendizagens que poderão modificar suas práticas educativas.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 222 PDF (Português (Brasil)) downloads: 258