PROJETOS DE ENSINO DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DE ASSENTAMENTO RURAL
DOI:
10.61074/2596-0172.2018.v1.146-162Palavras-chave:
Estágio Curricular Supervisionado. Modelagem Matemática. Educação Matemática Crítica. Escola Rural.Resumo
O presente trabalho relata as experiências obtidas a partir da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT/Campus de Barra do Bugres – MT no semestre 2017/1. O foco foi elaborar, planejar e desenvolver Projetos de Ensino de Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática Crítica pelos estagiários para alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Municipal São Benedito, localizada no Assentamento Cabaças – Zona Rural. Foram desenvolvidos cinco Projetos de Ensino, sendo que no Ensino Fundamental as temáticas abordadas foram: Modelagem Matemática e os derivados do leite (sexto ano); Produção de hortaliças em aulas de Matemática (sétimo ano); Modelagem Matemática na piscicultura (oitavo ano); e Modelagem Matemática na criação do gado de corte (nono ano). Já no Ensino Médio, a temática foi à produção de farinha em aulas de Matemática (primeiro e segundo anos). Esses projetos de Ensino objetivaram proporcionar aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, oportunidades de aprenderem diversos conteúdos de Matemática – razão, proporção, porcentagem, regra de três simples, grandezas e medidas, funções, geometria entre outros - de uma maneira contextualizada, considerando a vivência e a realidade deles (assentamento rural).
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 390 PDF (Português (Brasil)) downloads: 332