CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO FORMADOR DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA - PRIMEIRAS REFLEXÕES SOBRE A ÁLGEBRA E O PENSAMENTO ALGÉBRICO

Autores

  • Beatriz Fernanda Litoldo beatrizfernanda_rc@hotmail.com
    Universidade Estadual de Campinas
  • Miguel Ribeiro cmribas78@gmail.com
    Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Mellone maria.mellone@unina.it
    University of Naples Federico II

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.1-20

Palavras-chave:

Formadores de Professores que Ensinam Matemática. Pensamento Algébrico. Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge.

Resumo

Temos como foco o conhecimento do formador de Professores que Ensinam Matemática (PEM) no âmbito do Pensamento Algébrico (PA). Para desenvolver o PA nos alunos, é essencial que estes desenvolvam um olhar que lhes permita entender as relações entre os elementos matemáticos e as estruturas em que estes se encontram. Isso envolve elaborar a capacidade de comparação e a busca por correspondências entre elementos e estruturas e entre estruturas, constituindo um conjunto de linguagens múltiplas associadas. O PA é um dos temas incluídos na Base Nacional Comum Curricular, e construir esse Pensamento com os alunos requer que o PEM detenha um conhecimento sobre o PA, o que implica que o formador de professores, por sua vez, revele um conhecimento que lhe permita incluir o PA na formação do professor.  Assumindo a natureza especializada do conhecimento do PEM, na perspectiva do Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge (MTSK), considera-se que também o conhecimento do formador é especializado, ainda que de natureza distinta. Neste artigo, apresenta-se e discute-se o conhecimento revelados por duas formadores de PEM sobre a Aritmética, a Álgebra e o Pensamento Algébrico. As informações foram coletadas por meio de entrevistas individuais, usando como lente teórica de análise o MTSK. Os resultados apontam um contato recente com o termo “Pensamento Algébrico”, o que se associa a algumas problemáticas da distinção dos elementos nucleares e definidores de Álgebra e Pensamento Algébrico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Metrics Loading ...

Publicado

2018-08-06

Métricas


Visualizações do artigo: 463     PDF (Português (Brasil)) downloads: 464

Como Citar

LITOLDO, Beatriz Fernanda; RIBEIRO, Miguel; MELLONE, Maria. CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO FORMADOR DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA - PRIMEIRAS REFLEXÕES SOBRE A ÁLGEBRA E O PENSAMENTO ALGÉBRICO. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 1, n. 1, p. 1–20, 2018. DOI: 10.61074/2596-0172.2018.v1.1-20. Disponível em: https://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/21. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)