LIBRAS E FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
DOI:
10.61074/2596-0172.2018.v1.121-134Palavras-chave:
Educação Inclusiva. LIBRAS. Formação de Professores. Ensino de Matemática.Resumo
O presente trabalho objetiva fazer uma reflexão sobre a formação inicial e continuada de uma professora e o ensino de Matemática para alunos surdos do ensino regular. Para tanto, abordamos a formação inicial e complementar de professores, especificamente, a formação em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, como possibilidade de ressignificação de sua prática docente no ensino de Matemática no contexto de sala de aula. Nesse contexto, tratamos do relato de uma professora cursista de um programa de pós-graduação em LIBRAS e Educação Inclusiva, em andamento, ofertado pelo Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT via Universidade Aberta do Brasil – UAB, no polo da cidade de Barra do Bugres-MT. O trabalho pautou-se na perspectiva da pesquisa qualitativa. A produção dos dados desenvolveu-se por meio da entrevista semiestruturada e questionário, e os resultados apontaram para a existência de algumas lacunas na formação inicial, no que se refere à formação em LIBRAS, e sobre o descompasso entre o discurso de inclusão e a sua efetivação na prática no âmbito escolar.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 524 PDF (Português (Brasil)) downloads: 521