DAS MIL E UMA NOITES ÀS MARAVILHAS DA MATEMÁTICA

Autores

  • Wanderleya Nara Gonçalves Costa costawanderleya@gmail.com
    UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso/ Campus do Araguaia
  • Admur Severino Pamplona admursp@hotmail.com
    UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso/ Campus do Araguaia

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.190-201

Resumo

Esse texto foi constituído a partir de reflexões sobre o desenvolvimento de algumas atividades comemorativas ao Dia Nacional da Matemática em 2018. Refere-se a práticas de professores colaboradores e de estudantes bolsistas do Programa de Educação Tutorial do Curso de Licenciatura em Matemática da UFMT/CUA vinculadas à elaboração de palestras, de oficinas, de minicursos e de uma exposição. Tais produções tiveram como inspiração o livro “As Maravilhas da Matemática”, de Malba Tahan – pseudônimo do educador Júlio de Mello e Souza. No desenvolvimento das atividades surgiu a questão: “por que o personagem árabe Malba Tahan, criado por Júlio César de Mello e Souza para apresentar suas estratégias inovadoras para o ensino de Matemática, teria feito tanto sucesso?” Para responder tal questionamento, analisamos a matemática árabe, representada pela Álgebra, e as relações entre as obras de Tahan com os contos de “As mil e uma noites”. Verificamos então que Malba Tahan foi capaz de estabelecer a ligação entre os pensamentos empírico-lógico-racional e mítico-simbólico-mágico, revelando magia na forma de compreender e usar a Matemática. Ao expor o caminho percorrido ─ da constituição da questão até a resposta encontrada ─ expomos as intencionalidades de Júlio César de Mello e Souza com a criação de um pseudônimo que assume a identidade de um sábio árabe. Revelamos que, exímio professor de matemática, Mello e Souza forjou Malba Tahan para que apresentasse, de forma poética e curiosa, problemas matemáticos e suas soluções. Ressaltamos que, inspirado pela obra “As mil e uma noites”, o autor criou uma narrativa que surpreende e que, permeada por questões lógicas e matemáticas, é capaz de entreter os leitores em busca da solução a situações inesperadas e aparentemente insolúveis. Em vista disto, ainda hoje, Mello e Souza inspira propostas inovadoras, capazes de influenciar a formação de professores e o ensino de Matemática.

Downloads

Metrics

PDF views
461
Aug 07 '18Aug 10 '18Aug 13 '18Aug 16 '18Aug 19 '18Aug 22 '18Aug 25 '18Aug 28 '18Aug 31 '18Sep 01 '18Sep 04 '185.0
| |

Biografia Autor

Admur Severino Pamplona, UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso/ Campus do Araguaia

Licenciado em Matemática pela UFG, Mestre em Estatística pela UNICAMP e Doutor em Educação Matemática pela UNICAMP

Publicado

2018-08-06

Métricas


Visualizações do artigo: 228     PDF (Português (Brasil)) downloads: 461

Como Citar

COSTA, Wanderleya Nara Gonçalves; PAMPLONA, Admur Severino. DAS MIL E UMA NOITES ÀS MARAVILHAS DA MATEMÁTICA. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 1, n. 1, p. 190–201, 2018. DOI: 10.61074/2596-0172.2018.v1.190-201. Disponível em: https://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/14. Acesso em: 7 abr. 2025.