ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA DA CULTURA GUARANI: MOVIMENTOS E APRENDIZAGENS DURANTE UMA SEMANA DA MATEMÁTICA
DOI:
10.61074/2596-0172.2018.v1.180-189Palabras clave:
Programa Etnomatemática, Cultura Guarani, Lei 11.645/08, Semana da Matemática, Ensino MédioResumen
O Programa Etnomatemática de D’Ambrósio procura valorizar as culturas de determinadas sociedades e seus conhecimentos produzidos ao longo de sua existência. No âmbito legal, podemos verificar que a lei nº 11.645/08 estabelece que todas as unidades de ensino básico devem inserir a história e cultura indígena no currículo escolar. Nesse sentido, analisamos a oficina “Matemática e cestaria guarani”, ocorrida durante a 2ª Semana da Matemática do Ifes/Viana, ministrada por alunos do ensino médio. A atividade aconteceu em quatro etapas: discussão sobre cultura indígena, explicação de conteúdos matemáticos, elucidação da relação entre Matemática e cultura Guarani e a construção de cestarias. Como instrumentos para produção de dados, utilizamos observação participante, entrevista semiestruturada e questionário, tanto para as alunas que ministraram a oficina como para os estudantes participantes. Concluímos que esta proposta de ensino, baseada no Programa Etnomatemática e na lei nº 11.645/08, mostrou valorizar a cultura indígena e pode incentivar outros profissionais da educação a realizar atividades dessa natureza.
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