HEURÍSTICA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ASPECTOS DO ENSINO SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA

Autores/as

  • Nilton Cezar Ferreira niltoncezar@gmail.com
    IFG - Instituto Federal de Goiás https://orcid.org/0000-0002-9766-4254
  • Júlio César Santos Pereira juliocesar_mp3@hotmail.com
    Instituto Federal de Goiás/IFG-Campus Jataí
  • Glen Cézar Lemos glenlemos@gmail.com
    Instituto Federal de Goiás/IFG, Goiânia

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.106-120

Palabras clave:

Resolução de problemas, Ensino e aprendizagem, Operações mentais

Resumen

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa, desenvolvida pelo primeiro autor, e com a colaboração dos coautores no processo de compreensão dos dados coletados e apresentação dos resultados. A pesquisa se deu durante um curso de Heurística de Resolução de Problemas de Matemática, proposto como uma prática profissional de um curso de licenciatura em Matemática de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Heurísticas de Resolução de Problemas foi tratada, neste trabalho, como a busca em compreender o processo solucionador de problemas, particularmente as operações mentais, típicas desse processo, que tenham utilidade. Para isso, foram promovidas situações capazes de evidenciar essas operações mentais para que os próprios estudantes pudessem conhecer seus raciocínios durante a resolução de um problema de matemática. Diversos resultados se evidenciaram como: certa homogeneidade em alguns aspectos de pensamentos; a falta de iniciativa coerente, de alguns estudantes, para um pensamento ativo e reflexivo, dentre outros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Nilton Cezar Ferreira, IFG - Instituto Federal de Goiás

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP(2017), na área de Resolução de Problemas e Ensino e Aprendizagem da Matemática; Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2000), na área de Álgebra (com aplicações em criptografia); Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Goiás - UFG (1995). Atualmente é professor de Matemática do Instituto Federal de Goiás-IFG; Membro do GTERP - Grupo de Trabalho e Estudos em Resolução de Problemas/UNESP-Rio Claro; Membro do NEPEM - Núcleo de Pesquisa em Educação Matemática/IFG-Goiânia; Membro do NDE-Núcleo docente estruturante/Curso de Licenciatura em Matemática do IFG-Goiânia; Professor/orientador no programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do IFG-Jataí. Área de interesse: Resolução de Problemas de Matemática (Estudo de Heurísticas e o ensino através da resolução de problemas), Ensino de Álgebra (o ensino de álgebra nos cursos de Licenciatura em Matemática), Pensamento Algébrico e Formação de Professores de Matemática.

Júlio César Santos Pereira, Instituto Federal de Goiás/IFG-Campus Jataí

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (2011). Trabalhei em instituições Estaduais e Municipais com ensino de matemática da 2º fase do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Acredito que a Educação transforma Vidas e muda a situação de cada ser, pois é o único caminho para o desenvolvimento de uma nação. Atualmente Docente na Escola Estadual José Salviano Azevedo e no Colégio DNA como professor ensino fundamental fase 2 e Ensino Médio. Aluno Regular no Mestrado de Educação e Ciência e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Jataí.

Glen Cézar Lemos, Instituto Federal de Goiás/IFG, Goiânia

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Goiás (1988) , Mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (1999) e Doutorado em Educação Matemática pela UNESP de Rio Claro - SP (2013). Atualmente é professor do Instituto Federal, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Tem experiência na área de Ensino de Matemática, atuando principalmente nos níveis médio e superior. Áreas de interesse: Ensino de Matemática, História da Matemática e Educação Matemática, Formação de Professores, Álgebra, Criptografia e Teoria de Códigos.

Publicado

2018-08-06

Métricas


Visualizações do artigo: 499     PDF (Português (Brasil)) downloads: 323

Cómo citar

FERREIRA, Nilton Cezar; PEREIRA, Júlio César Santos; LEMOS, Glen Cézar. HEURÍSTICA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ASPECTOS DO ENSINO SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 1, n.º 1, p. 106–120, 2018. DOI: 10.61074/2596-0172.2018.v1.106-120. Disponível em: https://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/15. Acesso em: 25 nov. 2024.