A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE PRELIMINAR
DOI:
10.61074/2596-0172.2018.v1.63-77Keywords:
Matemática Financeira. Educação Matemática Crítica. Formação de Professores de Matemática.Abstract
Esta pesquisa compõe parte do projeto “Investigação Curricular das Disciplinas presentes nos Cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil”, implementado no Instituto Federal de Goiás, que objetiva investigar as disciplinas que compõe as grades curriculares dos cursos de Licenciatura em Matemática, por meio da análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de 182 Licenciaturas em Matemática de todas as regiões geográficas do Brasil. Este artigo tem como objetivo analisar como a disciplina de Matemática Financeira está presente nos PPCs dos cursos e adequada à futura prática docente do professor de Matemática. As informações serão analisadas por meio dos procedimentos da Análise de conteúdos na perspectiva de Bardin (1977). Espera-se que esta pesquisa contribua para o aprofundamento do tema, para ampliação da construção de novos conhecimentos e no repensar de algumas práticas pedagógicas, a fim de, realizar possíveis reestruturações da referida disciplina nos cursos de formação inicial baseadas nas ideias da Matemática Crítica.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 430 PDF (Português (Brasil)) downloads: 418