CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO FORMADOR DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA - PRIMEIRAS REFLEXÕES SOBRE A ÁLGEBRA E O PENSAMENTO ALGÉBRICO
DOI:
10.61074/2596-0172.2018.v1.1-20Palavras-chave:
Formadores de Professores que Ensinam Matemática. Pensamento Algébrico. Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge.Resumo
Temos como foco o conhecimento do formador de Professores que Ensinam Matemática (PEM) no âmbito do Pensamento Algébrico (PA). Para desenvolver o PA nos alunos, é essencial que estes desenvolvam um olhar que lhes permita entender as relações entre os elementos matemáticos e as estruturas em que estes se encontram. Isso envolve elaborar a capacidade de comparação e a busca por correspondências entre elementos e estruturas e entre estruturas, constituindo um conjunto de linguagens múltiplas associadas. O PA é um dos temas incluídos na Base Nacional Comum Curricular, e construir esse Pensamento com os alunos requer que o PEM detenha um conhecimento sobre o PA, o que implica que o formador de professores, por sua vez, revele um conhecimento que lhe permita incluir o PA na formação do professor. Assumindo a natureza especializada do conhecimento do PEM, na perspectiva do Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge (MTSK), considera-se que também o conhecimento do formador é especializado, ainda que de natureza distinta. Neste artigo, apresenta-se e discute-se o conhecimento revelados por duas formadores de PEM sobre a Aritmética, a Álgebra e o Pensamento Algébrico. As informações foram coletadas por meio de entrevistas individuais, usando como lente teórica de análise o MTSK. Os resultados apontam um contato recente com o termo “Pensamento Algébrico”, o que se associa a algumas problemáticas da distinção dos elementos nucleares e definidores de Álgebra e Pensamento Algébrico.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 463 PDF downloads: 464