HEURÍSTICA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ASPECTOS DO ENSINO SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA
DOI:
10.61074/2596-0172.2018.v1.106-120Palavras-chave:
Resolução de problemas, Ensino e aprendizagem, Operações mentaisResumo
Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa, desenvolvida pelo primeiro autor, e com a colaboração dos coautores no processo de compreensão dos dados coletados e apresentação dos resultados. A pesquisa se deu durante um curso de Heurística de Resolução de Problemas de Matemática, proposto como uma prática profissional de um curso de licenciatura em Matemática de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Heurísticas de Resolução de Problemas foi tratada, neste trabalho, como a busca em compreender o processo solucionador de problemas, particularmente as operações mentais, típicas desse processo, que tenham utilidade. Para isso, foram promovidas situações capazes de evidenciar essas operações mentais para que os próprios estudantes pudessem conhecer seus raciocínios durante a resolução de um problema de matemática. Diversos resultados se evidenciaram como: certa homogeneidade em alguns aspectos de pensamentos; a falta de iniciativa coerente, de alguns estudantes, para um pensamento ativo e reflexivo, dentre outros.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 499 PDF downloads: 323