Matemática e Educação Financeira no Exame Nacional do Ensino Médio
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2025003Palavras-chave:
Análise de Conteúdo, Consciência Econômica, Consumo Consciente, Operações Financeiras, Operações MatemáticasResumo
Apresentamos uma análise sobre Matemática e Educação Financeira nas questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM, 2019-2023). O objetivo foi compreender como as áreas de Matemática Financeira e Educação Financeira contribuem para a formação dos estudantes, e discutir os conceitos que promovem habilidades que auxiliem em decisões econômicas conscientes. A metodologia baseou-se em uma pesquisa qualitativa, utilizando a análise de conteúdo para examinar e discutir as questões relacionadas ao uso direto ou indireto dos recursos financeiros. Os resultados indicaram que a inserção de temas financeiros no exame, se alinha com as competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular, tais como cálculos de juros, análise de investimentos, orçamento pessoal, entre outros; reforçando a importância da Educação Financeira para a cidadania. Conclui-se que a inclusão do tema no ensino básico pode fortalecer a capacidade crítica e a tomada de decisão dos alunos, preparando-os melhor para enfrentar desafios financeiros e sociais.
Downloads
Métricas
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. CVM – Comissão de Valores Imobiliários. CVM e Sebrae, em parceria com MEC, lançam cursos de educação financeira nas escolas. Brasília: CVM, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/cvm/pt-br/assuntos/noticias/2023/cvm-e-sebrae-em-parceria-com-mec-lancam-cursos-de-educacao-financeira-nas-escolas. Acesso em: 7 abr. 2025.
BRASIL. INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Brasília: INEP, 2024. https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/pisa. Acesso em: 7 abr. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Matriz de Referência ENEM. Brasília: MEC/SEF, 2024. Disponível em:
https://download.inep.gov.br/download/enem/matriz_referencia.pdf. Acesso em: 9 nov. 2024.
CORDEIRO, N. J. N.; COSTA, M. G. V.; SILVA, M. N. da. Educação Financeira no Brasil: uma perspectiva panorâmica. Ensino da Matemática em Debate, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 69–84, 2018. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/36841. Acesso em: 7 abr. 2025.
GIORDANO, C. C.; ASSIS, M. R. S.; COUTINHO, C. Q. S. A Educação Financeira e a Base Nacional Comum Curricular. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Pernambuco, v. 10, n. 3, 2019. Disponível em: (PDF) A Educação Financeira e a Base Nacional Comum Curricular. Acesso em: 7 abr. 2025.
GIORDANO, C. C.; ASSIS, M. R. S.; COUTINHO, C. Q. S. A educação financeira e a base nacional comum curricular. Em Teia | Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, [S. l.], v. 10, n. 3, 2019. DOI: 10.36397/emteia.v10i3.241442. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/emteia/article/view/241442. Acesso em: 7 abr. 2025.
LEIVAS, A. de S. W. Considerações sobre Matemática Financeira e Educação Financeira no Exame Nacional do Ensino Médio. 2024. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais e Matemática: Matemática, Licenciatura) – Universidade Federal de Mato Grosso, Sinop-MT, 2024.
MACÊDO, A. F. P. Matemática Financeira. Mossoró - CE: EdUFERSA, 2014. 96 p.
MARQUES, E. Matemática Financeira no Ensino Médio: capitalização e amortização com o uso de planilha eletrônica. São Luís, 2016. 64 p. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2016. Disponível em: ErnandeMarques.pdf. Acesso em: 7 abr. 2025.
MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, RS, v. 22, n. 37, p. 7- 32, 1999.
MOREIRA, M. A. (org.). Pesquisa em ensino: aspectos metodológicos. UFRGS, Universidade de Burgos, 2003. Disponível em: Universidad de Burgos Moreira nº 19.PDF. Acesso em: out. 2024.
NEGRI, A. L. L. Educação Financeira para o Ensino Médio da Rede Pública: Uma Proposta Inovadora. 2010. 73 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Americana: Centro Universitário Salesiano de São Paulo, 2010. Disponível em: https://www.livrosgratis.com.br/ler-livro-online-104679/educacao-financeira-para-o-ensino-medio-da-rede-publica---uma-proposta-inovadora. Acesso em: 7 abr. 2025.
OCDE. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Recomendação sobre os Princípios e as Boas Práticas de Educação e Conscientização Financeira, p. 5, 2005. Disponível em: https://legalinstruments.oecd.org/api/download/?uri=/public/3fa1d4e1-e147-46f4-83bc-d9d6615e066d.pdf&name=OECD-LEGAL-0461%20-%20Portuguese%20(as%20adopted%20on%2029102020).pdf. Acesso em: 7 abr. 2024.
RAMOS, L. S.; COQUEIRO, S. L. L.; REGERT, M. A. A.; BARBOSA, M. G. Educação Financeira: A Percepção de Estudantes do Ensino Médio. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, v. 6, p. e2023013, 2023. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2023013. Disponível em: https://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/120. Acesso em: 7 abr. 2025.
REZENDE, A. A. de; SILVA-SALSE, A.; CARRASCO, E. A Matemática Financeira no Ensino Médio Brasileiro: perspectivas para formação de indivíduos críticos. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 01, p. e202201, 2022. DOI: 10.47207/rbem.v3i01.13232. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/baeducmatematica/article/view/13232. Acesso em: 7 abr. 2025.
RODRIGUES, M. U.; ANTUNES, M. M. S.; RODRIGUES, R. S. S. Educação financeira no currículo escolar de matemática: Um olhar para o novo ENEM no período de 2009 a 2017. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 1, n. 4, p. 23–47, 2018. DOI: 10.30612/tangram.v1i4.8627. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/tangram/article/view/8627. Acesso em: 7 abr. 2025.
ROSA, S. N. E.; MELO, E. A. P. de; RODRIGUES, F. M. Benefícios da Matemática Financeira no Cotidiano dos Estudantes. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, v. 4, p. e2021004, 2021. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2021004. Disponível em: https://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/109. Acesso em: 7 abr. 2025.
SARMENTO, G. S. M. Educação financeira: uma influência positiva na vida das pessoas. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, São Paulo, v. 09, 5. ed., p. 248-263, mai. 2021. Disponível em: Educação financeira: uma influência positiva na vida das pessoas. Acesso em 05 mar. 2025.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 32 PDF downloads: 23