O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA DA ESCOLA ESTADUAL PADRE TIAGO
CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A SUA UTILIZAÇÃO E IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
10.61074/2596-0172.2018.v1.16-30Palabras clave:
Laboratório de Ensino de Matemática. Prática Docente. Ensino e Aprendizagem.Resumen
A presente pesquisa objetivou identificar elementos que caracterizassem as contribuições do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, bem como, sua relevância para repensar a prática docente. Apropriando-se de uma abordagem qualitativa, desenvolveu-se a investigação com cinco professores de Matemática de uma Escola Estadual do interior do Estado do Mato Grosso. O percurso metodológico pautou-se pela análise documental e questionário. A questão norteadora está estruturada da seguinte forma: “Quais as contribuições do Laboratório de Ensino de Matemática, na visão dos professores, para o processo de ensino e aprendizagem e no repensar sobre a prática? Os dados apontam que o laboratório é subutilizado pelos professores, no entanto ressaltam sua relevância para o envolvimento e aprendizagem dos alunos. Evidencia-se falta de discussões e reflexões sobre a prática entre os profissionais participantes da pesquisa e também ausência de formação continuada que contemple as reais necessidades formativas do professor.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 370 PDF (Português (Brasil)) downloads: 390