O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA DA ESCOLA ESTADUAL PADRE TIAGO

CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A SUA UTILIZAÇÃO E IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores/as

  • JENNIFER BOSCATO GOMES jenniferbgomes@live.com
    UNEMAT
  • Ivete Cevallos ive.cevallos@gmail.com
    UNEMAT

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.16-30

Palabras clave:

Laboratório de Ensino de Matemática. Prática Docente. Ensino e Aprendizagem.

Resumen

A presente pesquisa objetivou identificar elementos que caracterizassem as contribuições do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, bem como, sua relevância para repensar a prática docente. Apropriando-se de uma abordagem qualitativa, desenvolveu-se a investigação com cinco professores de Matemática de uma Escola Estadual do interior do Estado do Mato Grosso. O percurso metodológico pautou-se pela análise documental e questionário. A questão norteadora está estruturada da seguinte forma: “Quais as contribuições do Laboratório de Ensino de Matemática, na visão dos professores, para o processo de ensino e aprendizagem e no repensar sobre a prática? Os dados apontam que o laboratório é subutilizado pelos professores, no entanto ressaltam sua relevância para o envolvimento e aprendizagem dos alunos. Evidencia-se falta de discussões e reflexões sobre a prática entre os profissionais participantes da pesquisa e também ausência de formação continuada que contemple as reais necessidades formativas do professor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2018-12-07

Métricas


Visualizações do artigo: 370     PDF (Português (Brasil)) downloads: 390

Cómo citar

GOMES, JENNIFER BOSCATO; CEVALLOS, Ivete. O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA DA ESCOLA ESTADUAL PADRE TIAGO: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE A SUA UTILIZAÇÃO E IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 1, n.º 2, p. 16–30, 2018. DOI: 10.61074/2596-0172.2018.v1.16-30. Disponível em: https://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/32. Acesso em: 23 nov. 2024.