MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores/as

  • Maurício de Moraes Fontes mauriciofontes@gmail.com
    Universidade Paulista

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.116-130

Palabras clave:

Matemática Financeira. Alunos. Ensino Médio.

Resumen

A Matemática Financeira é um assunto da Matemática muito importante para que os estudantes possam compreender as relações envolvendo dinheiro no seu dia a dia. O objetivo desse estudo foi explorar os conhecimentos básicos de matemática financeira em alunos da última série do ensino médio de uma escola pública em Belém do Pará em 2018. A metodologia aplicada foi a Qualitativa com estudo Descritivo. A amostra foi não probabilística com trinta e dois alunos da única turma do terceiro ano do ensino médio dessa escola. Para coletar os dados, utilizou-se uma prova de dez questões discursivas sobre os fundamentos de Matemática Financeira. Os resultados apresentados nesse estudo apontam para uma lacuna muito grande nos conceitos básicos de Matemática Financeira nesses alunos que estão saindo do ensino médio, porque em todas as questões apresentadas foram muitas questões sem nenhuma resolução para os problemas propostos e alguns alunos apresentaram erros conceituais na tentativa de resolvê-las.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2018-12-07

Métricas


Visualizações do artigo: 512     PDF (Português (Brasil)) downloads: 553

Cómo citar

FONTES, Maurício de Moraes. MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 1, n.º 2, p. 116–130, 2018. DOI: 10.61074/2596-0172.2018.v1.116-130. Disponível em: https://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/27. Acesso em: 18 may. 2024.