Capoeira e Etnomatemática: um olhar para as investigações científicas publicadas entre 2003 e 2024

Autores/as

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2025004

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Educação Matemática Intercultural, Diversidade Cultural

Resumen

A pesquisa teve o objetivo de compreender como as investigações publicadas no período de 2003 a 2024, que utilizam como aporte teórico a Etnomatemática, relacionam a Capoeira com o ensino de Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual realizou-se um mapeamento de investigações publicadas no Google Acadêmico. Para embasar o estudo, foram utilizados alguns documentos oficiais da educação brasileira, que tratam do cumprimento da Lei 10.639/2003 nos currículos das instituições escolares, e também se ancorou nos princípios do Programa Etnomatemática. Os resultados mostram que é possível abordar a prática da Capoeira em sala de aula, ao evidenciá-la como ferramenta pedagógica no ensino de Matemática, a partir da perspectiva da Etnomatemática. Ao mapear as pesquisas, revelaram-se práticas que integram saberes culturais e matemáticos, rompendo com o ensino tradicional e propondo uma abordagem crítica e contextualizada. Sua originalidade está na valorização dos conhecimentos afro-brasileiros em sala de aula e na sugestão da Etnomodelagem como continuidade investigativa, para fortalecer a formação docente e promover uma Educação Matemática mais inclusiva e intercultural.

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Biografía del autor/a

Elane Oliveira Rocha, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Licenciada em Matemática. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC).

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Professora adjunta de Ensino de Matemática no Centro de Formação de professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores (UESB) e Educação em Ciências e Matemática (UESC). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC).

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Publicado

2025-04-22

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Cómo citar

ROCHA, Elane Oliveira; MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas. Capoeira e Etnomatemática: um olhar para as investigações científicas publicadas entre 2003 e 2024. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 8, p. e2025004, 2025. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2025004. Disponível em: https://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/198. Acesso em: 30 may. 2025.