Uma Proposta de Modelagem Matemática com Alunos com Deficiência Visual
DOI:
10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2025005Palabras clave:
Formação de Professores, Cálculo Integral, Recurso didático, Elipsoide, Educação EspecialResumen
A experimentação e contextualização são cada vez mais demandadas como formas de constituir processos de aprendizagem significativos, mas ainda persiste a discussão a respeito de como deve ser a formação inicial do professor capaz de conduzir tais processos a alunos em situação de inclusão. Nessa perspectiva, esse trabalho tem como objetivo investigar o potencial da modelagem para o aprender matemática e aprender a ensinar matemática a alunos com deficiência visual na formação inicial de professores. Para isso, adotando uma metodologia qualitativa na perspectiva da pesquisa-ensino, investiga-se e analisa-se a proposta de condução de um processo de modelagem do cálculo do volume de tanque elipsoidal a um aluno com deficiência visual matriculado numa disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Como resultado observamos que o aprender a modelar e o aprender a ensinar por meio da modelagem são processos diferentes, mas potentes se tematizados de forma conjunta ou articulada na formação inicial.
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