Uma Proposta de Modelagem Matemática com Alunos com Deficiência Visual

Autores/as

DOI:

10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2025005

Palabras clave:

Formação de Professores, Cálculo Integral, Recurso didático, Elipsoide, Educação Especial

Resumen

A experimentação e contextualização são cada vez mais demandadas como formas de constituir processos de aprendizagem significativos, mas ainda persiste a discussão a respeito de como deve ser a formação inicial do professor capaz de conduzir tais processos a alunos em situação de inclusão. Nessa perspectiva, esse trabalho tem como objetivo investigar o potencial da modelagem para o aprender matemática e aprender a ensinar matemática a alunos com deficiência visual na formação inicial de professores. Para isso, adotando uma metodologia qualitativa na perspectiva da pesquisa-ensino, investiga-se e analisa-se a proposta de condução de um processo de modelagem do cálculo do volume de tanque elipsoidal a um aluno com deficiência visual matriculado numa disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Como resultado observamos que o aprender a modelar e o aprender a ensinar por meio da modelagem são processos diferentes, mas potentes se tematizados de forma conjunta ou articulada na formação inicial.

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Biografía del autor/a

Débora Kézya Brasileiro Cardoso, Escola Estadual Manoel Soares Campos

Licenciada em Ciências Naturais e Matemática; Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora de Matemática; Escola Estadual Manoel Soares Campos (SEDUC), Cláudia, Mato Grosso, Brasil.

Edson Pereira Barbosa, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação Matemática (UNESP). Professor na Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop.

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Publicado

2025-04-23

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Cómo citar

CARDOSO, Débora Kézya Brasileiro; BARBOSA, Edson Pereira. Uma Proposta de Modelagem Matemática com Alunos com Deficiência Visual. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 8, p. e2025005, 2025. DOI: 10.61074/CoInspiracao.2596-0172.e2025005. Disponível em: https://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/191. Acesso em: 18 may. 2025.