METODOLOGIA DO ENSINO PRIMÁRIO: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO COMO FONTE DE PESQUISA

Autores/as

  • Juliana Stascovian ju_stta@hotmail.com
    Escola Estadual "29 de Novembro"
  • Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Senhora lauraisabelvasc@hotmail.com
    UNIC - Universidade de Cuiabá

DOI:

10.61074/2596-0172.2018.v1.75-89

Palabras clave:

Livro Didático., Ensino de Matemática., Escola Primária.

Resumen

Este trabalho é parte inicial da pesquisa de Mestrado em desenvolvimento com o objetivo de analisar as potencialidades do livro didático de Matemática como uma ferramenta essencial para a formação do professor da escola primária. Parte-se do princípio de que os professores tendem a desenvolver uma prática pedagógica de melhor qualidade se mantiverem uma relação histórica com seu passado profissional. Tem como objeto de estudo o manual pedagógico “Escola Viva: Metodologia do Ensino Primário” do Professor Afro do Amaral Fontoura do ano de 1965 com a finalidade de compreender os processos e dinâmicas do processo de formação de professores da escola primária e consequentemente o ensino de Matemática em outros tempos. A abordagem da pesquisa é a teórico-metodológica da história cultural ancorada em autores como Chartier (1990) na História Cultural, Chervel (1990) com a História das Disciplinas Escolares e Julia (2001) que escreve a História das Disciplinas Escolares como Objeto Histórico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Juliana Stascovian, Escola Estadual "29 de Novembro"

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Universidade de Cuiabá - UNIC e Professora na Escola Estadual “29 de Novembro” em Tangará da Serra - MT

Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Senhora, UNIC - Universidade de Cuiabá

Doutora em Educação e docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino.

Publicado

2018-12-07

Métricas


Visualizações do artigo: 206     PDF (Português (Brasil)) downloads: 472

Cómo citar

STASCOVIAN, Juliana; MARQUES VASCONCELOS DE ALMEIDA, Laura Isabel. METODOLOGIA DO ENSINO PRIMÁRIO: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO COMO FONTE DE PESQUISA. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, vol. 1, n.º 2, p. 75–89, 2018. DOI: 10.61074/2596-0172.2018.v1.75-89. Disponível em: https://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/12. Acesso em: 18 may. 2024.