O QUE É UM TEXTO DE MATEMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO? REFLEXÕES TEÓRICAS
DOI:
10.61074/2596-0172.2019.v2.113-126Keywords:
Educação Matemática. Ensino de Matemática. Signos. ComplementaridadeAbstract
Esta pequena apresentação tem o objetivo de trazer algumas reflexões teóricas sobre o que é um texto matemático em um livro didático de matemática, traçando um caminho que vai desde as ideias de percepção visual à construção de metáforas. Consideramos o texto como um conjunto ou sucessão de expressões que se compõem de um determinado alfabeto, e que se manifesta, em termos cognitivos, na relação complementar entre comunicação e interpretação subjetiva, isto é, entre estrutura e atividade. A própria atividade é por si só, um contexto importante. Logo, o texto como função comunicativa e interpretação subjetiva representa dois aspectos complementares da cognição. Um texto escrito como estrutura sem qualquer referência à atividade não pode ser entendido. Como alguns livros didáticos se apresentam na forma de projetos, que visam a melhoria do ensino de matemática e como auxílio aos alunos a entenderem por que a matemática é importante, este texto se coloca como uma proposta para refletir sobre a independência das ações do professor e do desenvolvimento cognitivo do aluno, frente a esse instrumento didático.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 831 pdf (Português (Brasil)) downloads: 387