O QUE É UM TEXTO DE MATEMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO? REFLEXÕES TEÓRICAS

Autores

  • Willian José Cruz williancruz990@gmail.com
    UFJF

DOI:

10.61074/2596-0172.2019.v2.113-126

Palavras-chave:

Educação Matemática. Ensino de Matemática. Signos. Complementaridade

Resumo

Esta pequena apresentação tem o objetivo de trazer algumas reflexões teóricas sobre o que é um texto matemático em um livro didático de matemática, traçando um caminho que vai desde as ideias de percepção visual à construção de metáforas. Consideramos o texto como um conjunto ou sucessão de expressões que se compõem de um determinado alfabeto, e que se manifesta, em termos cognitivos, na relação complementar entre comunicação e interpretação subjetiva, isto é, entre estrutura e atividade. A própria atividade é por si só, um contexto importante. Logo, o texto como função comunicativa e interpretação subjetiva representa dois aspectos complementares da cognição. Um texto escrito como estrutura sem qualquer referência à atividade não pode ser entendido. Como alguns livros didáticos se apresentam na forma de projetos, que visam a melhoria do ensino de matemática e como auxílio aos alunos a entenderem por que a matemática é importante, este texto se coloca como uma proposta para refletir sobre a independência das ações do professor  e  do desenvolvimento cognitivo do aluno, frente a esse instrumento didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2019-06-30

Métricas


Visualizações do artigo: 831     pdf downloads: 387

Como Citar

CRUZ, Willian José. O QUE É UM TEXTO DE MATEMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO? REFLEXÕES TEÓRICAS. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, v. 2, n. 1, p. 113–126, 2019. DOI: 10.61074/2596-0172.2019.v2.113-126. Disponível em: https://sbemmatogrosso.com.br/publicacoes/index.php/coinspiracao/article/view/64. Acesso em: 22 nov. 2024.