A “Mostra de Iniciação Científica no Pantanal” é desenvolvida desde 2012 pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (CEICIM-UNEMAT), em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Secretaria Municipal de Educação localizados em Cáceres/MT/Brasil. Tem como objetivo estimular a atitude investigativa na formação dos alunos da educação básica, a fim de ampliar o entendimento e o interesse deles pela Ciência.
Tem como proposta que os alunos em equipe, sob a orientação de um professor, observem fenômenos ou situações vividas em seu cotidiano e, a partir de uma questão problema, desenvolvam durante o ano letivo um projeto de iniciação científica em uma das diferentes áreas da Ciência.
O projeto está estruturado em quatro fases:
- escolha do tema, da categoria (iniciação científica mirim, divulgação científica, incentivo à pesquisa ou desenvolvimento tecnológico) e a elaboração do Projeto;
- o desenvolvimento do projeto;
- preparação para a Mostra com a elaboração do resumo para publicação no Anais e a montagem de um pôster; e
- exposição oral do trabalho na “Mostra de Iniciação Científica no Pantanal”.
A Mostra pretende contribuir com a melhoria do ensino de Ciências e o empoderamento de alunos e professores ao incentivar o ensino de ciências baseado na investigação nas escolas.
O público-alvo da Mostra são o(a)s alun(a)os do Ensino Fundamental e Médio das escolas da rede de ensino de Cáceres e das cidades circunvizinhas(a), que deverão montar equipes de mínimo dois (02) e no máximo quatro (04) aluno(a)s para desenvolverem suas pesquisas. A 9ª edição da Mostra conta com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI. A apresentação dos 95 trabalhos de iniciação científica pelos 330 jovens pesquisadores, , orientados por 48 professores da educação básica, ocorrerá no dia 27/10/2022 na SICMATUR.
Maiores Informações: