27 de abril de 2024
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II Fórum Mato-grossense de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática

O II Fórum Mato-grossense de Formação Inicial de Professores que ensinam Matemática – FPMAT-MT, cujo tema é “A formação de professores que ensinam Matemática em Mato Grosso: políticas nacionais, desafios e proposições”, possui como objetivo promover reflexões e debates de demandas atuais relacionadas à formação de professores que ensinam Matemática, num processo colaborativo, a fim de construir subsídios para serem encaminhados ao VIII Fórum Nacional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática, VIII FPMAT, que ocorrerá de 30 de Novembro a 02 de Dezembro de 2023, no Instituto Federal do Piauí – IFPI.

O público-alvo do II FPMAT-MT são pesquisadores, professores que ensinam Matemática, em diferentes níveis de ensino, formadores de professores e estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Ciências Naturais e Matemática, além dos Programas de Pós-Graduação vinculados à Educação, à Educação Matemática ou à Ensino de Ciências e Matemática. A participação desses atores é fundamental para o debate e a problematização das diferentes temáticas que permeiam a formação inicial de professores que ensinam matemática.

Esta edição do Fórum será realizada em um formato on-line.

DINÂMICA DO FÓRUM:

O II FPMAT-MT adotará uma dinâmica que privilegiará a formação de grupos de discussão, os chamados GD, que reúnem os participantes em torno de uma temática articulada com a formação de professores que ensinam Matemática em Mato Grosso.

Para cada GD serão convidados professores de diferentes instituições para atuarem como debatedores. Além dos debatedores (dois), cada GD contará com um/a organizador/a e um/a mediador/a.

O/a organizador/a será responsável por:

(i) autorizar a entrada das pessoas inscritas na sala da conferência reservada para o GD;
(ii) acompanhar as questões postas na sala de bate papo, agrupar essas questões e encaminhar para o mediador;
(iii) registrar as discussões realizadas no GD para elaboração da síntese final, em coautoria com o/a mediador/a.

O/a mediador/a ficará responsável por:

(i) conduzir as discussões dentro do GD, controlando o tempo de fala dos participantes e a dinâmica das discussões;
(ii) produzir, junto com o/a organizador/a, a síntese final, a qual deverá ser apresentada na plenária;
(iii) apresentar, na plenária, a síntese com os encaminhamentos do que foi discutido no GD.

Durante a realização do encontro do GD todos participantes poderão enviar seus comentários, dúvidas ou questionamentos por meio da sala de bate papo. Outras dinâmicas de participação poderão ser sugeridas por meio de cada GD, e as orientações ficarão a encargo do mediador responsável.

Não haverá submissão de trabalhos, haja vista que o Fórum terá como característica debater e problematizar as temáticas definidas para os GD a partir das orientações da comissão científica e da coordenação do GT 07 da SBEM (GT de Formação de Professores que ensinam Matemática).

Ao final do Fórum, as discussões realizadas em cada GD serão organizadas em formato de síntese.

EMENTAS DOS GRUPOS DE DISCUSSÃO PARA ORIENTAR AS DISCUSSÕES:

Visando uma articulação das discussões entre o Fórum Nacional e os Fóruns Regionais a coordenação do GT07 divulga as ementas dos Grupos de Discussão (GDs):

GD1: Licenciatura em Matemática e os conhecimentos próprios da docência

Este GD tem como objetivo promover discussões a respeito das especificidades dos processos formativos de professores e professoras de matemática. A intencionalidade é problematizar: (i) os conhecimentos e os saberes próprios de professores e professoras de matemática; (ii) elementos constitutivos de sua Identidade Profissional; (iii) aspectos da profissionalidade docente; (iv) novos ambientes de aprendizagens e (v) desafios urgentes da Licenciatura em Matemática frente aos contextos atuais.

GD2 – Perfil profissional e acadêmico de formadores de professoras e professores

O GD2 propõe reflexões/discussões acerca de aspectos relacionados ao formador de professores que ensinam Matemática na educação básica, tais como: perfil e trajetória profissional, percurso formativo, conhecimentos necessários para o desenvolvimento do trabalho e suas especificidades, exigências dos editais de concurso das universidades públicas, atuação junto às políticas públicas, dentre outros, que podem vir a se somar.

GD3: Políticas Públicas Curriculares para a formação inicial de professores que ensinam matemática

Pesquisas que discutem o Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e a Residência Pedagógica (RP) na perspectiva de políticas públicas; as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores que ensinarão matemática; Implementação das políticas públicas nos cursos de licenciatura em Matemática, em Pedagogia e em Educação no Campo.

GD4: Formação inicial em Educação Matemática na Licenciatura em Pedagogia

Os trabalhos deste grupo objetivam discutir potencialidades e limites relativos à formação inicial de professores que ensinam Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Pedagogia, tanto na modalidade presencial, como na EAD, à luz das atuais políticas públicas. Dentre os múltiplos aspectos envolvidos, é importante problematizar como a formação pretendida articula-se às orientações curriculares de matemática e às necessidades formativas para os alunos aos quais se destina.

GD5: O ensino de Matemática na formação de educadores indígenas, quilombolas e do campo: práticas de interculturalidade

Este grupo de discussão visa fomentar o debate acerca da Educação Matemática em contextos socioculturais específicos, como a Educação (Escolar) Indígena, Educação (Escolar) Quilombola a Educação do Campo, a partir de práticas socioculturais e formativas mobilizadas em comunidades, escolas de educação básica e em cursos de formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática nos referidos contextos e outros que promovem diálogos interculturais.

PROGRAMAÇÃO GERAL

Dia 30/06/2023 – Sexta-Feira

18h – Mesa de Abertura Oficial
18h15min 19h15 min Palestra de Abertura:
Tema: “As especificidades do conhecimento matemático para a formação de professores de Matemática”
Palestrante: Prof. Dra. Samira Zaidan (UFMG)
Mediadora: Prof. Dra. Sueli Fanizzi (UFMT)
Local: sala meet (link a ser disponibilizado pelos organizadores)

19h30min – 22 h – GD2 – Perfil profissional e acadêmico de formadores de professoras e professores

Debatedores:
Prof. Dra. Loriége Pessoa Bitencourt (UNEMAT)
Prof. Ms. José Humberto Veríssimo Zuchetti (SEDUC)
Prof. Doutoranda Fabricia Nates dos Santos Galvão (UFMT)
Prof. Dra. Rute Cristina Domingos da Palma (UFMT)
Mediadora – Prof. Ms. Jennifer Boscato Gomes
Organizadora de Sala – Prof. Ms. Ana Paula Rodrigues Souza (SEDUC)
Local: sala meet (link a ser disponibilizado pelos organizadores)

Dia 01/07/2023 – Sábado

8h – 10h – GD4: Formação inicial em Educação Matemática na Licenciatura em Pedagogia

Debatedores:
Prof. Dr. Adelmo Carvalho da Silva (UFMT).
Profa. Dra. Maurecilde Lemes da Silva Santana (UNEMAT – Cáceres)
Profa. Dra. Sueli Fanizzi (UFMT)
Mediadora – Profa. Dra. Liliana Karla Jorge de Moura /IFMT
Organizadora de Sala – Prof. Mestranda Milena Luiza Lucas Queiroz
Local: sala meet (link a ser disponibilizado pelos organizadores)

10h-12h – GD3: Políticas Públicas Curriculares para a formação inicial de professores que ensinam matemática

Debatedores:
Prof. Dra. Luzia Aparecida Paralo – Núcleo de Residência Pedagógica de Matemática- FMT/Cuiabá
Prof. Dra. Gladys Denise Kiesleswki – PIBID – UFMT/Cuiabá
Prof. Dra. Thiélide Verônica da Silva Pavanelli Troian – Núcleo de Residência Pedagógica de Matemática – UNEMAT/Sinop
Prof. Dr. Josimar de Souza – Núcleo de Residência Pedagógica de Matemática- UNEMAT/Cáceres
Prof. Dra. Márcia Cristina Dal Toé – PIBID – UNEMAT/Cáceres
Prof. Valdir Vertuoso – Professor Preceptor – Núcleo de Residência Pedagógica UFMT/Cuiabá
Estudante Luciana Brito – licencianda em Matemática – residente do Núcleo de Matemática – UNEMAT/Cáceres.
Mediadora – Prof.ª Ms. Bruna Borges da Veiga (UNEMAT/SEDUC-Educação Básica)
Organizadora de sala – Prof. Doutoranda Deise Rôos – (PPGE/UFMT)

Dia 08/07/2023 – Sábado

8h – 10h – GD1: Licenciatura em Matemática e os conhecimentos próprios da docência

Debatedores:
Prof.ª Dr.ª Maria Elizabete Rambo Kochhann (PPGECM/UNEMAT/BBG – UNILA/PR).
Prof. Dr. Marcos Francisco Borges (PPGECM/BBG-UNEMAT/Cáceres).
Prof. Ms. Alex da Silva (UNEMAT/Cáceres).
Prof.ª Esp.ª Shenerri Magalhães Jorge (SEDUC/MT- Formadora DRE de Tangará da Serra/MT).
Mediadora – Prof.ª Dr.ª Cleide Aparecida Ferreira da Silva Gusmão (PPGECM/ BBG-UNEMAT/Cáceres).
Organizadora de Sala – Prof.ª Mestranda Marcela Madanês Chavier (PPGECM/UNEMAT).
Local: sala meet (link a ser disponibilizado pelos organizadores)

10h – 12h – GD5: O ensino de Matemática na formação de educadores indígenas, quilombolas e do campo: práticas de interculturalidade

Debatedores:
Profº Dr. Edivagner Souza dos Santos (UNEMAT/BBG – SEDUC/MT)
Profª Drª Maria do Socorro Lucinio da Cruz Silva (SEDUC/MT)
Profª Ms. Vânia Horner de Almeida (Doutoranda no PPGECM-IFG/GO – SEDUC/MT)
Mediadora: Prof. Mestranda Gasiele Leal Martins (PPGE/UFMT)
Organizador de Sala: Prof. Mestrando Luis Enrique Fernandes da Silva (PPGEM/UNIR-SEDUC/MT)
Local: sala meet (link a ser disponibilizado pelos organizadores)

Dia 29/07/2023 – Sábado

8h – Plenária de Aprovação de Propostas dos Grupos de Discussão para o Documento Final

Coordenadora – Prof. Dra. Loriége Pessoa Bitencourt
Relatora Plenária – Prof. Doutoranda Heliete Moreno (PPGE/UFMT)
Organizador de Sala: Prof. Mestrando Jozivaldo Martins (PPGEDU/UNEMAT – SEDUC)
Mediadora do GD 1 – Prof.ª Dr.ª Cleide Aparecida Ferreira da Silva Gusmão
Mediadora do GD 2 – Prof. Ms. Jennifer Boscato Gomes
Mediadora do GD 3 – Prof.ª Ms. Bruna Borges da Veiga
Mediadora GD 4 – Profa. Dra. Liliana Karla Jorge de Moura /IFMT
Mediadora do GD 5 –  Prof. Mestranda Gasiele Leal Martins
Local: sala meet (link a ser disponibilizado pelos organizadores)

INSCRIÇÕES:

Período: 15/05/2023 a 30/06/2023

Taxa de inscrição: Gratuito para sócios da SBEM-MT

Procedimentos:

    • Passo 0: Ser sócio da SBEM.
      Se você ainda não é, associe-se e envie o comprovante de pagamento para sbemmt2020@gmail.com para confirmarmos sua inscrição.
    • Passo 1: Todos os sócios devem se inscrever via link Eva Faespe dentro do prazo estabelecido para participar.

Cada participante terá que optar por um dos GD que acontecerão concomitantes.

Observações:
– Os endereços das salas de transmissão dos GD serão enviados com até 30 minutos antes da atividade;

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O evento é ofertado, preferencialmente, para os/as associados/as da SBEM. Aproveite a oportunidade, associe-se à SBEM e participe deste e de outros eventos gratuitamente até o final de 2023. Acesse a página da SBEM clicando no link abaixo:

http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/filiacoes

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